Descubra como escrever em letra cursiva. Treine seguindo essas dicas

Escrever em letra cursiva requer paciência e prática. Confira algumas dicas para desenvolver esse hábito


No mundo moderno e conectado em que vivemos atualmente, escrever à mão tem se tornado cada vez mais raro, no entanto, o exercício ainda impera no período de alfabetização no Brasil.

Letra cursiva, também conhecida como “letra de mão”, é o nome que se dá ao estilo de escrita manual em que as palavras são formadas pela sequência de letras juntas, sem que o lápis ou caneta saia do papel durante o traço.

Se você tem dificuldades para escrever em letra cursiva, conheça algumas dicas que separamos para facilitar o exercício.

Como escrever em letra cursiva?

Escrever em letra cursiva também é uma questão de prática. Assim como qualquer hábito, requer paciência, uma vez que leva tempo para ser desenvolvido. Não se cobre! O importante é que você encontre o seu próprio ritmo e siga confiante.

Descubra como escrever em letra cursiva. Treine seguindo essas dicas

Foto: depositphotos

Confira algumas dicas para se sair bem nessa tarefa:

1) Conheça as letras do alfabeto cursivo

Primeiramente, você deve se familiarizar com as letras do alfabeto cursivo. É importante que você observe como as letras se curvam e qual é o padrão para cada uma delas. Uma boa dica é consultar um livro de caligrafia. Leia e releia sempre que possível, reparando também nas distinções entre letras minúsculas e maiúsculas.

2) Pratique muito

Após observar o alfabeto atentamente, reparando nas diferenças entre letras maiores e menores, chegou a hora da prática. Para começar, tente escrever as letras separadamente, escrevendo o alfabeto em ordem, traçando todas as maiúsculas e minúsculas. Treine diariamente com a ajuda de um caderno de caligrafia e sites interativos.

3) Escreva as letras na ordem

Comece com o A e vá até o Z, escrevendo todas as letras em maiúsculas e minúsculas. Assim que você tiver aprendido a escrevê-las separadamente, escreva novamente, conectando-as.

4) Arrisque-se com palavras e frases

Quando você notar que já está com uma escrita mais precisa das letras, tente escrever palavras e frases no seu caderno. Pratique com pequenas orações e posteriormente passe para as maiores. Você pode praticar a escrita com o seu nome completo, letras de músicas ou ditados populares, por exemplo.

5) Escreva textos mais longos

Quando você se sentir mais seguro com as palavras e frases curtas, tente escrever parágrafos e textos mais longos. Você pode continuar usando o caderno de caligrafia, mas também tente praticar em folhas pautadas. Além das dicas acima, também é importante que você encontre uma maneira cômoda para segurar no lápis ou caneta. Se a sua mão ficar cansada, não se force! Dê um tempo e volte a praticar mais tarde.


Informar erro