Descubra o que é a biodiversidade

Saiba mais sobre biologia e biodiversidade e veja suas divisões e como sua degradação pode influenciar o homem e os animais à nossa volta


Biodiversidade, também chamada de diversidade biológica, vem do grego “bios” que significa “vida”, logo o termo trata da diversidade de todo e qualquer tipo  de vida existente em nosso planeta, região, país ou numa simples comunidade, desde planas, animais à microrganismos.

Esta biodiversidade é responsável pelo equilíbrio ecológico em todo o planeta, ela mantém os níveis de população regulados em cada tipo de ecossistema, é o que nos mantém vivos, e mesmo sendo tão importante ela vem sendo constantemente ameaçada e degradada impiedosamente dia após dia. O curioso é que apesar de precisar dela para sobreviver e tirar suas matérias primas, alimentos e recursos, é o próprio homem sua maior ameaça. Isto ocorre graças ao crescimento desordenado e cada vez mais descontrolado da industrialização, que com constante incentivo do capitalismo arrasa ecossistemas inteiros em busca de território e matéria prima.

Descubra o que é a biodiversidade

Montagem: Reprodução

Ameaças a biodiversidade

  • Industrialização
  • Poluição ambiental
  • Queimadas não legalizadas
  • Caça ilegal de espécies em extinção ou caça demasiada de certa espécie a ponto de desequilibrar o ecossistema da região.
  • Urbanização em área verde ou protegida
  • Mudanças climáticas
  • Introdução de doenças e espécies exóticas

Esta biodiversidade pode ser dividida em três tipos distintos. São eles:

Diversidade Genética: A diversidade genética se constitui no conjunto de características presentes no DNA de cada ser vivo de uma determinada espécie. Eles são então geneticamente iguais. É este conjunto de características que irá determinar seu tamanho, cor do pelo ou cabelo e a cor dos olhos, por exemplo.

Diversidade Orgânica: Com o passar do tempo os cientistas aprimoraram suas técnicas de identificação e catalogação de animais e com isso passaram a separar aqueles que possuem uma história evolutiva comum, ou seja que em algum ponto de sua evolução tornam-se “iguais”. Assim eles passaram a classificar as inúmeras espécies de todo tipo de animal que conhecemos hoje e é no grupo destas espécies que se concentra a diversidade orgânica.

Diversidade Ecológica: Um conjunto de animais com o mesmo processo evolutivo e código genético semelhante forma uma espécie, um conjunto de espécies forma uma população, e quando diferentes destas se reúnem acabam por formar uma comunidade. São estas comunidades que integram nosso sistema ecológico formando nossos ecossistemas e ambientes, esta é a diversidade ecológica. O problema é que quando um destes ecossistemas é ameaçado todas as espécies também são, o que provoca um desnível no equilíbrio ecológico daquela região.


Reportar erro