Descubra o que é certificado digital

Entenda o que é um certificado digital e como a autenticidade de um documento pode ser garantida por meio das assinaturas digitais


No passado, todos os documentos para que tivessem sua autenticidade comprovadas eram assinados à caneta, ou ainda tinham carimbos e selos, além de outros recursos. Atualmente, alguns desses documentos, no entanto, podem ser feitos por meio da internet. A partir disso, foi preciso encontrar uma forma de comprovar a autenticidade dessas emissões no mundo digital. Foi em decorrência disso que surgiu a certificação digital.

O que é certificação digital?

É possível, nos dias de hoje, fechar negócios, além de emitir e receber documentos, diminuir processos burocráticos e diversas outras coisas por meio da internet, seja por parte de indivíduos, empresas, governos ou entidades. Os computadores, no entanto, acabam permitindo a maior ocorrência de fraudes, e por isso precisamos ter certeza que realizar uma determinada operação pela internet é algo seguro.

Esse é o papel da certificação digital: identificar as transações que são seguras, garantindo a integridade, autenticidade e confidencialidade, evitando assim adulterações, captura de informações privadas ou que ações indevidas diversas ocorram.

A certificação digital funciona com base em um certificado digital, que é um documento eletrônico, além do recurso denominado assinatura digital.

Descubra o que é certificado digital

Foto: Reprodução/ internet

Assinatura digital

A assinatura digital serve para quando você quer enviar, por exemplo, documentos sigilosos à empresa quando está em uma viagem de negócios. A forma mais rápida seria, com certeza, a internet, devido à distância. Se você enviasse pelo correio, poderia assinar para garantir a autenticidade do documento, mas por meio da internet essa autenticidade é um pouco mais complicada.

A digitalização da assinatura não é o ideal, pois ficaria fácil alterar por meio de edição de imagem, e enviar sem proteção alguma seria também bastante arriscado, uma vez que os documentos podem ser interceptados. Você pode então usar a assinatura digital.

Trata-se de um mecanismo eletrônico que, por meio de criptografia e chaves criptográficas, cifra e decifra as informações.

Certificado digital

O certificado digital é, basicamente, um documento que recebe a assinatura digital como o nome do utilizador, entidade emissora, prazo de validade e chave pública. A parte interessada terá, por meio desse certificado, a certeza de que está se relacionando realmente com a entidade ou pessoa desejada.

Os bancos, por exemplo, usam certificados digitais para garantir ao cliente que as operações estão sendo realizadas com seu banco. Quando clica no ícone correspondente no navegador, pode-se obter detalhes sobre esse certificado e, normalmente, quando há algum problema com esse certificado, o navegador emite um alerta ao usuário.


Reportar erro