Descubra o que é o vento e como ele se desloca na atmosfera

Descubra como se origina o vento, esse fenômeno da natureza capaz de refrescar, assanhar e mudar as coisas de lugar


As cortinas se balançam, a porta fecha sozinha e os cabelos se assanham. Não, isso não é nenhum filme de terror, é apenas a descrição do que acontece quando sentimos um dos maiores fenômenos da natureza: o vento.

O vento é algo invisível que, muitas vezes, possui bastante força. Descubra como se origina esse fenômeno da natureza capaz de refrescar, assanhar e mudar as coisas de lugar.

Como se formam os ventos?

A definição do que é o vento é algo simples; o ar em movimento. Quando ele está se deslocando de um lado para outro, é quando sentimos o fenômeno.

descubra-o-que-e-o-vento-e-como-ele-se-desloca-na-atmosfera

Foto: depositphotos

Em certas áreas do planeta, o Sol costuma esquentar a superfície mais rápido. Devido ao calor do solo, o ar quente sobe e o frio se desloca de outra região para ficar no lugar dele.

É graças a essa locomoção do ar quente e frio que surge o vento, que pode ser classificado em dois tipos diferentes: horizontal ou vertical.

Os ventos verticais (ou descendentes) ocorrem quando o ar próximo ao solo logo se aquece, ele acaba ficando mais leve e sobe, sendo substituído pela camada de cima, que é mais fria e acaba descendo.

Nos ventos horizontais (ou ascendentes) o processo é um pouco semelhante com o anterior: acontecem quando a massa de ar quente rente ao chão sobe e é substituída pelas massas mais frias que se encontram ao lado, pela “vizinhança”, e não pelo o que estava em cima.


Reportar erro