Descubra o que leva a água e o óleo a não se misturarem

Você sabe por que o óleo e a água são substâncias que não se misturam? Descubra já!


Água e óleo não se misturam, claro, isso não é novidade. Mas, você sabe por que essas duas substâncias não se misturam? Essa é uma dúvida de muita gente. Pois bem. Ambas são dotadas de densidades, estruturas, elementos e polaridades diferentes, aspectos que contribuem para que a junção das duas se torne inviável, segundo informa o portal especializado Today I Found Out.

Moléculas que pouco se combinam

Na estrutura do óleo, os elementos de ligação entre os ácidos graxos e as moléculas são mais frágeis em relação as que viabilizam as moléculas de H2O. É justamente isso que torna o óleo menos denso do que a água.

Vale ressaltar ainda que as moléculas do óleo se constituem como apolares, ou seja, ambas não possuem carga positiva ou negativa. De modo que essas se tornam impossíveis de serem atraídas pelas moléculas polares, a exemplo das da água.

Descubra o que leva a água e o óleo a não se misturarem

Foto: Reprodução/ internet

Não bastando isso, o óleo constitui uma substância hidrofóbica, o que significa que a mesma rejeita a água. De modo que além de não se misturarem com o H2O, as moléculas do óleo se juntam e flutuam sobre esse líquido.

Todavia, apesar de serem “incompatíveis” e não se mesclarem naturalmente, o óleo e a água são substâncias passivas de serem “obrigadas” a se ajudarem, uma a outra. De acordo com o Today I Found Out, isso ocorre, por exemplo, em molhos de saladas, sobretudo naqueles formados a partir de azeite e vinagre, uma vez que tal substância constitui na junção de ácido acético com água.

Quebra do óleo

Segundo a publicação do Today I Found Out, uma alternativa possível para que o vinagre e o azeite permaneçam misturados diz respeito à quebra do óleo em reduzidas gotículas. Isso é necessário para que as mesmas permaneçam difusas na mistura e, posteriormente, seja acrescentado emulsificante.

Bom, diante de tudo isso uma coisa é certa: tanto o óleo como a água têm suas funções no cotidiano do ser humano, este que depende e se utiliza de ambos para diversos fins. E, independente de misturadas ou não, essas substâncias continuarão a exercer grande importância na vida do homem na Terra.


Reportar erro