Descubra o significado da bandeira da Antígua e Barbuda

A bandeira de Antigua e Barbuda foi desenhada pelo professor Reginald Samuels, sendo adaptada ao formato que hoje é conhecida em 27 de fevereiro de 1967


Alguns países apresentam nomenclatura tão estranhas quanto os elementos que compõem a sua bandeira. Este é o caso de Antígua e Barbuda, país localizado na América Central. Se você nunca ouviu falar sobre ele, chegou a hora de aprender um pouco mais sobre o significado da sua bandeira e aspectos geográficos em geral.

A bandeira

A bandeira atual de Antígua e Barbuda foi desenhada por um professor, chamado Reginald Samuels, sendo adaptada ao formato que hoje é conhecida em 27 de fevereiro de 1967.

Sua escolha foi feita através de concurso, onde os habitantes locais participaram com as suas sugestões. Os desenhos chegavam até a comissão em folhas de caderno com rabiscos em giz de cera.

Descubra o significado da bandeira da Antígua e Barbuda

Foto: depositphotos

Entre os elementos que ajudam a compor o pavilhão, o primeiro que aparece é o sol. Ele possui coloração amarela, que simboliza o nascimento de uma nova era. Ele está fixado em um fundo preto, que está ligado ao céu noturno demonstrando que a população local tem costumes noturnos, além dos ‘manos’ que representam Antígua e Barbuda no Hip Hop.

Logo abaixo dele aparece uma faixa da cor azul, que simboliza o Mar do Caribe, visto como um dos principais motivos para que Antígua e Barbuda fosse muito além que um território mexicano. Depois, aparece um triângulo inverso na cor branca, que imprime um significado que remete as areias da praia.

Esse conjunto, identificado pelos elementos com coloração sucessiva de amarelo, azul e branco (do sol para baixo) também simboliza o sol, o mar e a areia, o que dá um aspecto criativo à bandeira.

Por último, o vermelho que também aparece na bandeira simboliza o sangue derramado pelos ex-escravos. A posição com que foi representado, com certa inclinação, também se relaciona ao escorrimento do mesmo.

Outros aspectos de Antígua e Barbuda

O país ocupa uma área de 442 km² na América Central. Ele possui população de 91,5 mil habitantes, segundo estimativas divulgadas no ano de 2016. A capital da nação é a cidade de Saint John’s. O país segue um governo monarca parlamentarista, com o dólar do caribe do leste como moeda oficial.


Reportar erro