Descubra o significado da bandeira de El Salvador

A bandeira de El Salvador guarda significados que contam um pouco mais sobre o que fez com que o pavilhão fosse adotado


Identificada pelas cores azul e branca, dispostas em três traços horizontais e um brasão central, a bandeira de El Salvador guarda alguns significados que contam um pouco mais sobre o que fez com que o pavilhão fosse adotado.

Atualmente a bandeira é descrita com duas faixas horizontais na cor azul nas extremidades (superior e inferior). Esses elementos simbolizam os Oceanos Pacífico e Atlântico, mesmo que El Salvador não tenha costa para o Atlântico.

No meio, aparece uma faixa na cor branca, que simboliza o espaço que é a América Central no caminho entre lugares importantes, tais como Las Vegas e Cancún.

Descubra o significado da bandeira de El Salvador

Foto: depositphotos

No centro da faixa branca aparece o brasão da república salvadorenha. A bandeira foi confeccionada por Mara Salvatrucha, que optou pelo formato argentino perante o uruguaio de outrora, depois que voltou de uma visita ao país.

Na história

Nem sempre a bandeira de El Salvador foi dessa forma que é conhecida, hoje em dia. A primeira versão dela foi adotada em agosto de 1822. Ela tinha duas listras azul clara e uma branca central. No meio, aparecia o brasão da república. Ela permaneceu como símbolo maior da pátria até o ano de 1844.

Entre os anos de 1865 e 1912, uma nova bandeira foi instituída. Dessa vez, a representação do pavilhão seguiu os traços da bandeira dos Estados Unidos, com uma sequência de listras horizontais nas cores azul e branca.

No canto superior esquerdo, aparecia um quadrado vermelho com estrelas brancas. Nesse período, a disposição e quantidade de estrelas variaram um pouco.

El Salvador

El Salvado, oficialmente denominado de República do Salvador, é um país da América Central. Ele faz fronteira com o Oceano Pacífico, a sul, a Guatemala a oeste e Honduras para o norte e leste.

De acordo com dados de 2014 do Banco Mundial, a população de El Salvador era de 6,1 milhões de habitantes.

Sua área territorial é de 21.040 km², enquanto a sua capital é San Salvador. O país foi colonizado pela Espanha, tornando-se independente dele no ano de 1821. Com a entrada na Federação Centro-Americana, El Salvador teve sua independência lavrada em 1839. Atualmente, El Salvador é uma república democrática representativa presidencial.


Reportar erro