Descubra o valor e como são feitas as pérolas

A pérola é um mecanismo de defesa das ostras contra objetos estranhos que entram no interior das conchas. Descubra como este item é feito e o seu valor de mercado


As pérolas são um dos itens mais desejados e valiosos das joalherias, no entanto, muitas pessoas não sabem como estes objetos são feitos e por que custam tão caro.

As pérolas são um mecanismo de defesa das ostras contra objetos estranhos – como um grão de areia, um parasita ou qualquer outro material orgânico – que acabam entrando no interior das conchas.

Como as pérolas são feitas?

O processo de produção de uma pérola inicia-se quando um objeto estranho entra em contato com a manta que protege os órgãos internos das ostras. Em alguns casos, os objetos podem causar algum dano e, para evitar problemas maiores, o organismo do molusco passa a depositar o “nácar”, também denominado “madrepérola”, substância que também forma a parte interna da casca e é rígida. O objeto estranho recebe várias camadas da substância até atingir a sua forma final.

A pérola pode ser produzida pelas ostras naturalmente ou de maneira cultivada, sendo que o processo que resulta neste item é o mesmo. No entanto, as naturais são mais raras, principalmente a variedade esférica. Para identificar se uma pérola é natural ou cultiva é necessária a realização de um raio X, sendo que a principal diferença entre ambas são os núcleos microscópicos formados.

Descubra o valor e como são feitas as pérolas

Foto: Pixabay

Para obter uma pérola por meio de cultivo, os criadores têm de esperar cerca de dois a três anos, até a maturidade necessária da ostra para o início da produção. Antes disso, as ostras precisam ser acondicionadas em locais adequados que ofereçam boas condições de desenvolvimento.

Quando alcançar o ponto certo para iniciar o processo, as ostras são retiradas do ambiente e colocadas em um local seco, onde devem permanecer pelo período de meia hora, no mínimo. Neste intervalo, os moluscos acabam se abrindo e os criadores colocam uma espécie de calço entre as conchas para mantê-las entreabertas. Depois, os criadores introduzem um núcleo que pode variar, de acordo com o formato e tamanho final desejado da pérola. Ao final do processo, as ostras são fechadas e devolvidas à água.

O valor das pérolas

Cerca de metade das ostras são perdidas ao longo do processo de produção de uma pérola e, além disso, o item pode levar de seis meses a seis anos para ficar pronto. No final, apenas 5% das pérolas produzidas terão qualidade suficiente para as grandes joalherias de luxo. Tais fatores deixam as pérolas mais caras e preciosas.


Reportar erro