Descubra por que quase todos os aviões são brancos

Você sabe explicar o motivo pelo qual quase todos os aviões são brancos? Existem algumas justificativas, porém todas tem a mesma origem: economia


Você já percebeu que a maioria dos aviões comerciais são brancos? Lógico que alguns ainda são um pouco mais coloridos, entretanto, o máximo de cor que encontramos neles são nas logos das companhias aéreas ou por ocasião de alguma celebração especial.

Alguém se lembra do avião brasileiro que foi pintado durante a Copa do Mundo? Ou de ações promocionais nas quais a Disney pinta as aeronaves com seus personagens mais famosos ou promovem lançamentos de filmes?

Mas é claro que esses casos de aviões super coloridos são exceções. E, você sabe explicar o motivo pelo qual quase todos os aviões são brancos? Existem algumas justificativas, porém todas tem a mesma origem: economia. Vamos aos fatos.

por-que-quase-todos-os-avioes-sao-brancos

Foto: depositphotos

Custo e manutenção

Fabricar um avião tem um custo altíssimo. Peças, tecnologia e montagem exigem o envolvimento de centenas de profissionais e técnicas que encarecem bastante a sua produção. Imagina você que até a pintura de uma aeronave tem um custo elevado!

E para economizar neste aspecto, a cor branca leva vantagem em relação às outras, pois ela é a mais barata que as demais. Além disso, as cores claras exigem menos demãos de camadas, o que por sua vez gasta menos tinta e menos horas de trabalho da equipe responsável.

Outro reflexo disso é que com poucas camadas de tinta, o avião também passa a pesar menos, o que implica em uma redução de combustível na hora de mantê-lo no ar.

O baixo custo se reflete não só no ar, mas também em terra. A cor branca ajuda a manter a temperatura interna na máquina menor, o que favorece a manutenção do calor.

A segurança também leva vantagem quando o assunto são os aviões brancos. Isso porque, a cor clara deixa transparecer mais facilmente vazamentos e deformidades na lataria, o que agiliza o conserto de eventuais problemas causados por esse tipo de avaria.

E assim como os demais veículos, chega um momento no qual o avião precisa ser trocado ou negociado. A cor branca também ajuda no negócio, pois é mais fácil comprar uma aeronave neutra que seja menos complexa e mais barata na hora de substituir uma logomarca antiga por uma nova.

Porque aviões de guerra são verdes?

Em contrapartida aos aviões comerciais, que são quase sempre brancos, os aviões de guerra são sempre verdes. Você sabe o motivo? Isso acontece, pois em guerras passadas, a melhor forma de acertar um avião, era com outro em pleno ar. Para isso, a aeronave atiradora deveria ficar acima da que seria atingida.

E, se o avião alvo fosse em tons de verde, seria mais difícil de ser alvejado pois ele poderia se camuflar acima da vegetação. Atualmente, essa estratégia não é mais explorada, pois já existem tecnologias mais eficazes para localizar um avião inimigo. Ainda assim, os aviões continuam a ser verdes, porém por conta da tradição e não por estratégia de sobrevivência.


Reportar erro