Descubra qual é a diferença entre república e monarquia

Eles apresentam características totalmente distintas entre si, já que em um deles o poder maior é exercido pelo rei e, no outro, pelo presidente


Na definição dos sistemas de governo de alguns países, os termos monarquia e república aparecem como os mais pesquisados.

Eles apresentam características totalmente distintas entre si, já que em um deles o poder maior é exercido pelo rei e, no outro, pelo presidente, eleito através de votação direta.

Ao redor do mundo, os países que são regidos pela monarquia representam menos número. Para conhecer um pouco mais sobre essas formas de governo, acompanhe as definições que seguem a partir de agora:

Monarquia

A monarquia é um sistema de governo em que o monarca, caracterizado pela figura do rei, governa um país como chefe de Estado. Ela é a mais antiga forma de governo ainda em vigor.

qual-a-diferenca-entre-republica-e-monarquia

Foto: depositphotos

Esse sistema de governo foi muito comum nos países da Europa durante a Idade Média e Moderna. Todavia, permanece viva até hoje, em muitos países, entre eles, Bélgica, Espanha e Inglaterra.

Tomando como base a tradição aristotélica para explicar a monarquia, argumentos apontam a vontade de uma só pessoa como a soberana. Sendo assim, ela é dotada de um direito divino sobrenatural, a soberania era exercida como um direito próprio.

Uma característica desse sistema de governo e que os monarcas governavam sem limites de poder, representado pela família real. O significado da palavra, inclusive, está ligada a essa característica. Quanto a escolha do governante, ela está ligada a hereditariedade, ou seja, o poder vai se revezando com os próprios membros da família, de acordo com a ordem de sucessão.

Monarquia constitucional

A monarquia constitucional apresenta uma forma democrática de Estado, com regras constitucionais que decorrem de acordo com essa característica. Nesse sistema de governo existe uma figura, eleita pelo povo, classificado como primeiro-ministro cujas ações são fiscalizadas por um parlamento. Atualmente, as monarquias existentes na Europa são constitucionais.

Monarquia absoluta

Neste tipo de monarquia, o rei figura como o chefe supremo da nação. Ele é responsável por exercer o poder executivo e legislativo, sem qualquer tipo de fiscalização. Ele aparece como o principal responsável pelo destino do povo.

Monarquia eletiva

Apenas uma nação figura com o regime administrativo de monarquia eletiva: a cidade do Vaticano. Lá, o Papa o líder supremo, eleito como chefe de governo.

República

A república é uma forma de governo que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos. Ele exerce a função de governar a nação durante um tempo limitado.  Uma das características mais importantes da República é a vertente eleitoral do presidente.

O presidente está subordinação a leis fundamentais e à constituição. Essas ferramentas servem de norte para a existência de um estado organizado.

Principais diferença entre monarquia e república

Depois de conhecer cada uma das formas de governo de forma separada, chegou a hora de ficar por dentro das principais características que as divergem:

Cargo – Se na monarquia o rei governa até o fim da sua vida, ou enquanto tiver condições, na república, o presidente exerce a função durante um mandato que tem a duração estipulada na constituição do país.

Poder – Na monarquia, o rei não responde pelos atos políticos perante o povo. Em contrapartida, na república, o poder é dado a um representante popular por meio de votação direta.

Sucessão – Nesse caso, na monarquia a sucessão ao trono fica na própria família, seguindo a linha sucessória. Já na república, dependendo da forma com que as decisões por parte do presidente sejam tomadas, o presidente pode ser afastado das suas atribuições de forma definitiva, por meio de impeachment.


Reportar erro