Descubra qual é o significado da bandeira de Granada

Granada é um país localizado na América Central. Conhecido como a Ilha das Especiarias, devido a produção, principalmente, de noz-moscada


Certamente você já se pegou pensando sobre o significados de que algumas bandeiras podem ter, algumas com elementos mais curiosos e cores diversas.

Porém, cada um desses símbolos têm um motivo específico para estarem ali. Dessa vez, o objeto de estudo é a bandeira da Granada.

Conhecido como um país localizado no Mar do Caribe, na América Central, o país obteve sua independência no ano de 1974. Granada faz fronteira com São Vicente e Granadinas (a nordeste), Trinidad e Tobago (a sudeste) e Venezuela (a sudoeste). Seu território equivale a 344 km².

Bandeira de Granada

descubra-qual-e-o-significado-da-bandeira-de-granada

Foto: Pixabay

A bandeira do país é representada pelo desenho de um retângulo, este subdividido em quatro campos triangulares, delimitado por duas linhas diagonais entre os vértices opostos do retângulo. As cores destas partes são verde e amarelo, sendo os amarelos os triângulos inferior e superior e verde os da esquerda e direita.

A bandeira apresenta também uma borda na cor vermelha, onde, seis estrelas de cinco pontas amarelas aparecem distribuídas em dois grupos, sendo três em cada parte. Elas ocupam a parte inferior e superior do pavilhão e representam as sete paróquias ou freguesias em que se divide o país.

No centro, aparece um círculo da cor vermelha, com uma estrela amarela de cinco pontas, simbolizando a paróquia de Saint George, onde a capital, Saint George’s, está situada. Na lateral direita, bem no meio de um dos triângulos, há uma noz-moscada em desenho estilizado nas cores amarelo e vermelho.

Este último elemento, porém, aparece com significado bem especial. Historicamente, Granada é conhecida como a Ilha das Especiarias, por causa da grande quantidade de produtos dessa natureza que são cultivados. Fato este, que é representado pela noz-moscada, uma das principais produções da ilha.

Outros aspectos do país

Granada é um território de origem vulcânica, com relevo montanhoso e floresta tropical. A população é formada por 103.930 habitantes, sendo dividida quase que igualitariamente entre homens e mulheres. Quase que a totalidade do seu território (90%) é ocupado por pessoas de etnia negra.

O idioma oficial é o inglês. A moeda que circula por lá é o Dólar do Caribe Oriental e o governo é uma monarquia parlamentarista. A economia local gira em torno das exportações agrícolas e do turismo. Quanto a religião, a maioria da população é adepta ao cristianismo, com maioria católica (57,8%), seguida por protestantes (23,4%) e anglicanos (15,5%).


Reportar erro