Descubra: Qual o maior país, Estados Unidos ou Brasil?

Os Estados Unidos da América e o Brasil compõem a lista dos cinco maiores países em extensão territorial do mundo. Mas qual deles é o maior?


O maior país do mundo é a Rússia, com uma extensão territorial de 17,10 milhões de km². Ele é tão grande que atravessa dois continentes, a Europa e a Ásia e por isso acaba fazendo fronteira com 14 países.

Depois dele vem o Canadá (9,98 milhões de km²) no segundo lugar, seguido pela China (9,59 milhões de km²). Seguindo o Top 5 dos maiores países do mundo, têm-se os Estados Unidos e o Brasil, respectivamente. Ou seja, o EUA possui uma extensão territorial superior a das Terras Tupiniquins.

Estados Unidos X Brasil

Enquanto a potência mundial norte-americana ocupa o quarto lugar na lista dos maiores países do mundo, com uma extensão de 9,37 milhões de km², o Brasil vem atrás, em quinto, com 8,51 milhões de km².

descubra-qual-o-maior-pais-estados-unidos-ou-brasil

Foto: depositphotos

A diferença não é tão grande, mas o suficiente para colocar os Estados Unidos a frente do território dos brasileiros.

Características dos EUA

Localizado na América do Norte, os Estados Unidos faz divisa com o México. Já o número correspondente a extensão territorial total do EUA é levando em consideração regiões anexadas neste país, como o Hawaii e o Alasca.

Outra informação importante desta grande nação é com relação a quantidade de estados que dela fazem parte, são 50 no total. Sendo os mais conhecidos Nova Iorque, Geórgia, Califórnia etc.

Brasil: fronteiras, povos e outros aspectos

O Brasil é considerado o terceiro maior país das Américas e o maior da América Latina, inclusive faz divisa com quase todos os países sul-americanos, sendo esta uma característica de extrema importância para uma nação. Os únicos que não possuem divisa com o território brasileiro são Chile e Equador.

Além de ser um país grande, ocupando o quinto do lugar dos maiores do mundo, o Brasil também ganha destaque em sua população, que de acordo com o Banco Mundial era de 200,4 milhões de brasileiros em 2013.


Reportar erro