Descubra qual o significado por trás da bandeira de Cuba

A atual bandeira cubana, a “Estrela Solitária”, foi hasteada pela primeira vez em 1850. Conheça o significado da bandeira de Cuba


A bandeira é normalmente definida como o símbolo visual que representa um Estado soberano e que o identificará perante outros.

A bandeira de Cuba tremulou pela primeira vez em 19 de maio de 1850, em Cárdenas, Matanzas, e é um dos símbolos oficiais do país, ao lado do Escudo nacional cubano (também denominado Escudo de la Palma Real, criado em 1849) e do hino nacional La Bayamesa.

História

A primeira bandeira da independência a tremular em território cubano foi a dos “Soles de Bolívar”, um grupo de rebeldes que lutou contra o poder colonial espanhol, em prol da libertação de Cuba. Nessa bandeira aparecia um pequeno triângulo azul e um sol de ouro em campo vermelho.

Descubra qual o significado por trás da bandeira de Cuba

Foto: depositphotos

A atual bandeira cubana, a “Estrela Solitária”, foi hasteada pela primeira vez em 1850, pelo general Narciso López, na cidade de Cárdenas, província de Matanzas.

Nascido na Venezuela, López formou uma expedição com muitos cubanos desterrados nos Estados Unidos que desembarcaram no porto de Cárdenas em 19 de maio de 1850, onde o general arvorou pela primeira vez a bandeira da Estrela Solitária.

Embora tenha aparecido pela primeira vez em 1850, a Estrela Solitária não foi adotada oficialmente até 1902.

O desenho da bandeira de Cuba

A bandeira cubana é formada por três faixas horizontais de cor azul, separadas por outras duas faixas de cor branca. Na parte que fica junto à haste há um triângulo equilátero de cor vermelha com uma estrela de cinco pontas branca no centro.

O significado da bandeira cubana

A bandeira de Cuba está dividida nos seguintes significados:

Três listras de cor azul

As três listras azuis representam a divisão geográfica da Colônia de Cuba naquela época (1850): Ocidente, centro e oriente.

Duas listras brancas

As listras de cor branca representam a pureza de todos os patriotas cubanos e as intenções do movimento independentista popular.

Triângulo equilátero

O triângulo equilátero evoca a liberdade, a igualdade e a fraternidade, ideais revolucionários de forte ascendência do povo cubano.

Cor vermelha

A cor vermelha do triângulo simboliza o sangue que seria necessário derramar para alcançar a libertação.

Estrela branca

A estrela branca solitária é a representação de absoluta solidariedade entre os povos. As suas cinco pontas significam força, beleza, sabedoria, virtude e solidariedade.


Reportar erro