Descubra quantas bíblias existem no mundo

Cristianismo, Judaísmo e Islamismo são as três religiões mais conhecidas do mundo e cada uma delas possui uma bíblia vigente. Entenda


Bíblia é um termo que deriva do grego “biblion“, que significa livro ou rolo. Desta maneira, algumas religiões usam esta palavra para nomear o livro sagrado que guiam seus princípios.

Não é possível precisar quantos livros sagrados existam no mundo, uma vez que o número de religiões ultrapassa a cada dos milhares.

Contudo, há três delas que são conhecidas como Religiões do Livro devido a existência de uma obra responsável pela criação, desenvolvimento e fixação da fé de cada uma.

São elas: cristianismo, judaísmo e islamismo. Mundialmente conhecidas, estas três doutrinas religiosas levam em consideração as escrituras e práticas presentes em livros sagrados, como a Bíblia, Torah e o Alcorão, respectivamente.

Descubra quantas bíblias existem no mundo

Foto: depositphotos

Os três livros religiosos mais conhecidos do mundo

Bíblia Cristã

Este livro é uma reunião de textos do Antigo e do Novo testamento. Começando por Gênesis e terminando com Apocalipse. A Bíblia Cristã foi escrita por 40 homens em um período que durou aproximadamente 1.600 anos.

Contudo, existem duas versões deste tipo de escritura, uma para a igreja católica e outra para as religiões protestantes.

Esta diferenciação ocorre devido a quantidade de livros que existem em cada exemplar das religiões. Enquanto a católica possui 73 livros, as diretrizes evangélicas possuem apenas 66 livros.

Desta maneira, esta última versão não contem as escrituras de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus.

Apesar destas diferenças, é importante destacar que existem diversas versões no caso da bíblia católica. Por exemplo, Bíblia Ave Maria, Bíblia de Jerusalém, Bíblia Almeida etc. Apesar dos diferentes títulos, trata-se do mesmo conteúdo. A troca do nome ocorre porque são traduções distintas, mas com o mesmo objetivo e conteúdo.

Torah

Ao contrário da Bíblia Cristã que possui o Antigo e Novo Testamento, o Torah – bíblia dos judeus- só é composto pelo Antigo Testamento. Os povos que acreditam nestas escrituras também chamam o livro sagrado de Tanakh, uma sigla referente as três partes da bíblia hebraica, isto é, a lei (Torah), os profetas (Neviim) e os Escritos (Ketuvin).

Alcorão

Usado por Muçulmanos, o Alcorão ou simplesmente Corão é apontado como o livro da fé islâmica. A maior diferença entre este tipo de bíblia e as outras duas já citadas, é que os fiéis acreditam que esta foi ditada por Deus à Maomé.

Enquanto que a dos cristãos e judeus foram escritas por homens inspirados em Deus. Para os muçulmanos, o Alcorão é considerado um livro sagrado e intocável.


Reportar erro