Descubra quantos países existem no mundo

Segundo dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), até o ano de 2014 foram contabilizados 194 nações


A extensão territorial do planeta terra dá margem para vários questionamentos, entre eles, quantos países existem no mundo? Se você já se pegou pensando nessa questão, saiba que não é o único.

O mundo é formado por vários povos, raças e culturas. Toda essa diversidade é o que reforça a ideia de amplitude.

Segundo dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), até o ano de 2014 foram contabilizados 194 nações. Todos esses países encontram-se distribuídos entre os cinco continentes da terra: América, Europa, Ásia, África e Oceania.

Para entrar na conta da ONU, as nações precisam obedecer a alguns critérios, entre eles: ter fronteiras definidas, sustentação econômica a partir de uma moeda e soberania nacional.

Por isso você pode até achar estranho a ausência de certos países na lista.

descubra-quantos-paises-existem-no-mundo

Foto: depositphotos

A distribuição dos países

Segundo a lista da ONU, são contabilizados, atualmente, 194 países. No entanto, esse número pode ser maior se considerarmos os países e suas capitais, ainda não reconhecidos pela organização.

Veja a distribuição dos países nos cinco continentes: a África aparece em primeiro lugar com 54 do total, seguida pela Europa (50), Ásia (48), América (35) e, por último, a Oceania com 14. Sob esse aspecto, contamos um total de 201 países.

Quem não entra na lista

Embora sejam concebidos como países, na lista da ONU pode ser percebida algumas ausências. O Vaticano, pois apesar de ser um país soberano e reconhecido internacionalmente, não faz parte da lista; a Palestina, não é reconhecida enquanto Estado, nomeadamente por Israel; Taiwan, pois a China não reconhece a sua independência; Kosovo, que proclamou a sua independência da Sérvia, mas não foi reconhecido como Estado.

Além disso, a ONU não contabiliza possessões e territórios. A Groenlândia, por exemplo, fica de fora porque é território da Dinamarca.

Um pouco de história

Essa atual contagem pode até parecer pouca, se levada em consideração o tamanho dos continentes. Porém, ela já foi bem menor, por sinal, até pouco tempo atrás.

Antes da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) eram contabilizados apenas 57 países.

O término da 1ª Guerra, marcou o fim dos impérios austro-húngaro, na Europa, e turco-otomano, no Oriente Médio, assim como a extinção de ex-colônias da Ásia e da África. Isso acabou contribuindo para que novos países fossem surgindo.

Outro fato que também contribuiu consideravelmente para a formação de novos países foi o fim da União Soviética, na década de 1990.

Os mais novos países a engrossar a lista da ONU são Montenegro, ex-república iugoslava e Sudão do Sul, que conquistou sua independência do Sudão.


Informar erro