Descubra a razão do milho ter cabelos

Simplesmente porque são os cabelos ou a barba do milho (como também são chamados) são responsáveis pela reprodução desse vegetal


Tradicional na culinária brasileira, o milho é um dos mais saborosos e nutritivos alimentos. Bastante tradicional, sobretudo no período das festas juninas, o milho é um alimento um tanto curioso de aspecto bem peculiar e chamativo da atenção de todos. E um dos aspectos que mais chama a atenção nesse fruto é o fato do mesmo ser dotado de cabelos. Assim, cabe a pergunta: Por que razão o milho tem cabelos? Por que será que isso ocorre?

Acredite: simplesmente porque são os cabelos ou a barba do milho (como também são chamados) são responsáveis pela reprodução desse vegetal. Tais fios servem nada mais, nada menos que para fazer o transporte dos grãos de pólen que fazem a fecundação dos óvulos da espiga. Tal processo é o responsável pelo desenvolvimento do fruto do vegetal, ou seja, o milho.

Descubra a razão do milho ter cabelos

Foto: Depositphotos

Planta masculina e feminina

Dotado de dois gêneros em uma mesma planta, o milho possui como parte masculina a área onde ficam situadas as flores com o pólen, enquanto que a espiga representa a parte feminina da planta.

Quando surgem os cabelos, é claro o sinal de que a planta está preparada para efetuar sua reprodução. Assim, as flores acabam liberando o pólen, este que é conduzido por meio do vento até cair nos cabelos do milho. É durante este processo que ocorre a fecundação e, por fim, a produção da espiga do milho.


Reportar erro