Descubra sobre a origem do cartão-postal

Primeiro cartão-postal do Planeta foi 100% feito à mão. O mesmo contou ainda com a primeira unidade de selo postal


Certamente você já deve ter ganho ou mesmo dado como lembrança a alguém determinado cartão-postal em referência a algum lugar. Mas, você já parou para se questionar sobre a origem dessa peça? Já se questionou sobre quem teria enviado o primeiro cartão-postal do mundo ou mesmo quem o inventou?

Pois bem. Tais questionamentos podem sem respondidos ao voltarmos no tempo (1840) e conhecermos sobre a prática do escritor britânico Theodore Hook. Ele foi o responsável por criar e enviar o primeiro cartão desse tipo no mundo.

Troca de envelope por cartão

Hook colocou em prática, à época, ao invés de envelope com correspondências enviar desenhos pelos carteiros. Tal prática do escritor tinha como objetivo empregar nos entregadores de correspondências nada mais, nada menos que pegadinhas.

Imagem de cartão-postal

Foto ilustrativa: Depositphotos

A moda criada pelo britânico acabou pegando, e assim as pessoas passaram a enviar cartão-postal umas para as outras, sempre como objeto de lembrança. Hoje em dia, em geral, a prática ocorre sempre que alguém faz viagens para lugares distantes.

Descoberta do primeiro cartão-postal

Com desenhos que tratavam de retratar um extenso tinteiro e os escribas, parecido com uma caricatura, o primeiro cartão-postal do Planeta foi 100% feito à mão. O mesmo foi ainda o cartão a contar com a primeira unidade de selo postal do mundo, chamado de Penny Black.

Leiloado em 2002 por 31.750 euros (R$ 122  mil), o cartão-postal idealizado por Hook foi encontrado um ano antes após sua venda. Ou seja, em 2001.


Reportar erro