Descubra: você sabe qual o maior osso do corpo humano?

Para se ter ideia do real tamanho desse osso, em uma pessoa de estatura média de 1,80 metros, ele chega a medir cerca de 50 centímetros


Ao se deparar com um esqueleto humano, certamente você deve ter se questionado sobre qual é o maior osso da nossa estrutura, certo? O corpo humano possui 206 ossos, divididos em sete categorias. 

Para conhecer um pouco mais sobre esse complexo conjunto de ossos, o ponto de partida será o detalhamento das sete categorias, as quais o corpo humano é dividido.

Primeiro vem os ossos da cabeça, formado pelo crânio e face; em seguida, os ossos do pescoço e ouvido; já os ossos do tórax que são formados pelas costelas, vértebras e esterno e os ossos do abdômen são as vértebras lombares, sacro, cóccix.

Descubra: você sabe qual o maior osso do corpo humano?

Foto: depositphotos

Seguindo com a identificação, o penúltimo grupo de ossos é formado pelos membros inferiores, onde entram a cintura pélvica, coxa, joelho, pernas e pés e finalizando tem os ossos que formam os membros superiores, com a cintura escapular, braços, antebraços e mãos.

Maior osso

Depois de conhecer um pouco mais sobre a divisão do grupo de ossos do corpo humano, chegou a vez de saber qual é o maior osso a formar o esqueleto: o fêmur. O fêmur é o osso mais volumoso do corpo humano, localizado na coxa.

Para se ter ideia do real tamanho desse osso, uma pessoa de estatura média de 1,80 metros, possui um fêmur com cerca de 50 centímetros.

Além disso, ele é visto também como o mais resistente, pois pode chegar a suportar uma carga de até 1.230 quilos por centímetro quadrado sem apresentar qualquer lesão.

Partes do fêmur

O fémur é formado pela diáfise, epífise proximal que se prolonga através de um pescoço, até uma cabeça. Essa formação é responsável por formar uma articulação com o osso do quadril. Depois, tem a epífise distal, que se divide em dois côndilos e se liga à tíbia, patela e fíbula.


Reportar erro