Designer de games para computador: o profissional dos jogos eletrônicos

Você sabia que existe uma profissão que envolve a criação dos games de computador, entre outros? Saiba mais sobre o designer de games


Você gosta de games? A maioria das crianças e adolescentes, e até mesmo alguns adultos, nos dias atuais, gostam muito de games de computador, mas muita gente não sabe como é que esses são criados. Isso é responsabilidade de diversos profissionais e, entre eles, está o designer de games para computador.

Designer de jogos

O designer de jogos, ou game designer, é um profissional que planeja a criação dos jogos, não apenas para computador, mas também para videogames, celulares e web, podendo ainda englobar o desenvolvimento de jogos de tabuleiro e RPG, por exemplo.

Sua função envolve o desenvolvimento dos aspectos conceituais e regras, por exemplo. O trabalho, ao contrário do que muitos pensam, não precisa, obrigatoriamente, ser desenvolvido em grandes empresas, uma vez que alguns tipos de jogos não exigem produção em alta escala. O aparecimento de mais e mais empresas no setor, entretanto, acaba gerando um grande interesse e uma elevada cotação do designer de jogos no país.

Designer de games para computador: o profissional dos jogos eletrônicos

Foto: Reprodução/ internet

Existem duas categorias de designers: o artista e o programador. O primeiro gasta mais tempo na criação, design e no molde do jogo, assim como na elaboração das texturas, enquanto o segundo atua em programações complexas.

Como estudar e trabalhar na área?

Os estudantes que se interessarem por essa área devem procurar uma escola técnica, ou ainda faculdades que oferecem cursos como tecnologia em jogos digitais ou design de games.

Nestes cursos, o estudante terá contato com todos os setores da profissão, como roteiro, desenhos, programação e concepção da trilha sonora. É essencial que o profissional dessa área seja criativo e tenha facilidade para interagir com o grupo, pois o trabalho é feito em conjunto.

Estar sempre atualizado e antenado às notícias do ambiente fashion, assim como do circuito dos games, buscando constantemente por informações para inspirar-se, é essencial para o profissional da área. Isso porque quanto mais por dentro da moda – não apenas fashion, mas de uma forma geral – o profissional estiver, mais fácil será de chamar atenção do público alvo e conquistar a todos.

Futuro da profissão e salário

O mercado está em constante expansão, e por isso são necessários profissionais qualificados. O campo de atuação, no futuro, será ainda vasto, mas a concorrência será mais acirrada, já que empresas investem na capacitação e na captação de profissionais qualificados e capacitados.

A área atualmente, para os profissionais bem qualificados, permite salários que se aproximam de R$ 5 mil, mas para isso é preciso perseverar e ter foco.


Reportar erro