Desperte o prazer da leitura nos seus filhos. Saiba como

A Pesquisa Retratos da Leitura revela que no Brasil 44% da população não lê e 30% nunca comprou se quer um livro


Um dos grandes desafios dos pais é despertar nos filhos o prazer da leitura. Esta realidade surge como consequência da falta de cultura em ler livros na sociedade brasileira, ou seja, se as crianças não veem os pais praticando, porque eles irão tomar a iniciativa?

Par se ter uma ideia de como ler é um projeto pouco importante no Brasil, a Pesquisa Retratos da Leitura revela que 44% da população não lê e 30% nunca comprou se quer um livro.

Contudo, mesmo que os dados mostrem um baixo interesse nas pessoas, a leitura é importante, inclusive e principalmente para as crianças. Com ela, os pequenos podem desenvolver capacidades cognitivas, sociais e de aprendizado.

Desperte o prazer da leitura nos seus filhos. Saiba como

Foto: depositphotos

Por esta razão, a coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Claudia Sintoni, cita dicas que podem ajudar a estimular a leitura nas crianças.

Técnicas para introduzir a leitura na infância

1. Leia para a criança

Não se intimide, pegue um livro e leia uma história para o pequeno. Pode ser o livro todo, um capítulo ou até mesmo algumas folhas. O que realmente importa é mostrar à criança que você pratica a leitura e ela também pode fazer o mesmo. “A riqueza da literatura está em estimular a imaginação e permitir que os pequenos brinquem com seus pensamentos, com liberdade e autonomia”, explica Sintoni.

2. Permita que o pequeno explore o livro

“Deixe que [o pequeno] explore o livro à vontade: folheie, entorte, sente em cima, desenhe, morda… é a forma dele interagir”, indica a coordenadora. Assim, você permite que a criança tenha um contato com o livro de forma afetiva, crie realmente um vínculo com a literatura.

3. Deixe os livros em lugares acessíveis

Dar à criança autonomia para que ela consiga pegar o livro sozinha é uma forma de estimular a leitura nela. “Disponha os livros em local fácil, em uma altura que a criança visualize e possa alcançar sem a ajuda do adulto”, sugere Sintoni e continua “procure oferecer títulos bem ilustrados, com diferentes capas, modelos e tamanhos”.

4. Explore os formatos

“A leitura ficará muito mais interessante se apresentar livros com diferentes temas e gêneros, como contos, fábulas e poesias”, afirma. Também é interessante dramatizar o texto e as falas dos personagens, o estímulo visual contribui para o auditivo e deixa a leitura muito mais dinâmica e encantadora aos ouvidos e olhares das crianças.

5. Mantenha a estante atualizada

Se o estímulo à leitura começa logo cedo, a criança vai criar este hábito e crescer lendo vários livros. Porém, com o crescimento há também a mudança de interesses, por esta razão é importante manter a estante de casa sempre atualizada com títulos novos.


Reportar erro