Deuses gregos – Religião da Grécia antiga

A religião da Grécia Antiga era repleta de deuses, como Zeus, Eros e Afrodite. Conheça detalhes dessas divindades mitológicas


As religiões mais conhecidas nos tempos atuais são as que exaltam um Deus único, ou seja, as religiões monoteístas, mas no período antes de Cristo (a.C) eram as religiões politeístas, as que adoravam vários deuses, as mais difundidas entre os povos da época.

Na Grécia eram adorados diversos deuses, e cada um deles era responsável por alguma coisa da terra, seja os campos férteis, seja o sol… Os gregos buscavam explicar os acontecimentos terrenos com base no que acontecia no Olimpo, monte onde os gregos afirmavam que os deuses viviam.

Esse número grande de divindades, e as funções que eram atribuídas a eles fizeram da mitologia grega uma das mais conhecidas do mundo até hoje.

Veja abaixo uma relação dos principais deuses gregos

Zeus

Imagem: Reprodução

Zeus – O líder e o mais poderoso deus do Olimpo. Filho dos titãs Cronos e Réia, casado com a deusa Hera. Diz-se que Zeus, apesar de ser casado, teve relacionamentos com várias ninfas e humanas, foi de um desses relacionamentos que nasceu Hércules.

 

Hades

Imagem: Reprodução

Hades – Irmão de Zeus e deus do mundo subterrâneo. Ele governa o mundo dos mortos, mas não era visto com negatividade, nem representava coisas malignas para os  gregos.

 

Poseidon

Imagem: Reprodução

Poseidon – Irmão de Zeus e de Hades, e deus do mar. Ele domina os oceanos e é famoso por causar tempestades e terremotos quando está furioso.

 

Hera

Imagem: Reprodução

Hera – Esposa de Zeus, rainha dos deuses. Deusa protetora do casamento e do parto, também é conhecida como deusa da vingança.

 

Afrodite

Imagem: Reprodução

Afrodite – Deusa do amor e da beleza e filha de Zeus. Conhecida como a mais bela das deusas, Afrodite, cujo nome significa “nascida da espuma do mar” porque assim teria sido o nascimento dela, era casada com Hefesto.

 

Hefesto

Imagem: Reprodução

Hefesto – Filho de Zeus e Hera e deus do fogo e do trabalho. Conta a história que Hefesto foi atirado ao mar pela própria mãe, por ter nascido muito fraco e feio, mas conseguiu sobreviver porque foi resgatado por ninfas.

 

Atena

Imagem: Reprodução

Atena – Deusa da sabedoria e filha de Zeus com Métis, a primeira esposa dele. Palas Atena nasceu já adulta da cabeça de Zeus, e é associada a ela a sabedoria da coruja.

 

Apolo

Imagem: Reprodução

Apolo – Filho de Zeus e Latona e deus do sol, da arte, da música. É associado a Apolo tudo o que é belo.

 

Ártemis

Imagem: Reprodução

Ártemis – Irmã gêmea do deus Apolo e deusa da caça e da proteção aos animais. A deusa também é conhecida como deusa da lua.

 

Deméter

Imagem: Reprodução

Deméter – Irmã de Zeus e deusa da agricultura.

 

Ares

Imagem: Reprodução

Ares – Filho de Zeus e Hera e deus da guerra. Teve relacionamentos com várias ninfas e humanas, gerando assim vários heróis.

 

Eros

Imagem: Reprodução

Eros – Deus do amor e filho de Afrodite. Esse deus está presente também na mitologia romana, sob o nome de Cupido.


Reportar erro