A diferença entre as águas mineral, potável e tratada

Tipos de recursos hídricos que têm um aspecto em comum: passam por processos tratamentos. Uns mais que outros, mas todos são próprios para o consumo humano


O recurso hídrico é um dos mais preciosos no mundo. Para se ter uma ideia, o planeta Terra é coberto por 70% deste líquido. Da mesma forma o corpo humano, o qual é composto também por 70% de água. Isto significa dizer, por exemplo, que um indivíduo de 50 kg, tem 30 kg só de água. Apesar destas altas porcentagens, o líquido que pode ser consumido pelas pessoas está cada vez mais escasso.

De toda água do Planeta, 97% é proveniente do mar, portanto, salgada e imprópria para o consumo humano e industrial. Os outros 3% restantes são de água doce, porém este percentual ainda é subdividido. Configurando mais da metade deste número (1,75%), temos o recurso hídrico em forma de gelo. Já 1,243% do total é de líquidos subterrâneos. Sobra-se, portanto, 0,007% de água facilmente aproveitada, localizada muitas vezes em rios e que ao passar por alguns processos pode ser caracterizada como mineral, potável ou tratada.

Diferentes tipos de água

De acordo com um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015, aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços de água potável e nem a saneamento básico. Existem diferentes tipos de água e algumas não podem ser usadas pela sociedade devido à quantidade de lixo e substâncias tóxicas que existem.

Ilustração de gota em reservatório de água

Foto: Pixabay

Com relação a água mineral, potável e tratada, elas são tipos de recursos hídricos que mesmo sendo diferentes, têm um aspecto em comum: todas passam por processos de limpeza. Umas mais que as outras, mas todas são próprias para o consumo humano. Entre as principais diferenças entre elas estão:

  • Potável: Este tipo de recurso hídrico é a famosa água inodora, incolor e insípida. Própria para o consumo humano, sobretudo para a ingestão direta;
  • Mineral: Também própria para o consumo humano e livres de toxidades, a água mineral, como o próprio nome já induz, se refere ao líquido rico em sais minerais. Este tipo de recurso é controlado pela União;
  • Tratada: A água tratada é o primeiro passo para que o líquido se torne potável, isso porque ela passa por muitos processos de tratamento para retirar todas as impurezas presentes nela.

Escassez de água

Conforme mencionado no início desta publicação, a água própria para o consumo no Planeta é pouca e está cada vez mais escassa. Apesar de ser um recurso renovável, tendo em vista que ela permanece constante na natureza, a água está sofrendo com a ação humana. Ao mesmo tempo em que o aquecimento global aumenta, a quantidade de chuva diminui. Além disso, rios, mares e outras fontes hídricas estão passando por um extenso processo de poluição decorrente da falta de conscientização da sociedade e ganância de alguns indústrias.


Reportar erro