Diferença entre massa e peso

A diferença entre massa e peso é um conceito ainda defasado para a maioria das pessoas, mas que é de grande importância para o estudo da física. Saiba mais!


Na linguagem cotidiana, é muito comum falar sobre os conceitos de massa e peso de maneira equivocada. Uma pessoa ao se pesar, por exemplo, diz estar consultando o valor de seu peso e o trata em quilogramas, uma unidade de massa. O peso é uma força e por isso deve ser medido em unidades como Newton, entre outras.

A massa, de acordo com a mecânica clássica é uma grandeza escalar de propriedade fundamental da matéria, que se mantêm constante independente da posição do corpo, e que revela a medida de inércia, ou seja, de resistência de um corpo. Basicamente, é a quantidade de matéria que se faz presente num determinado corpo.  Sua unidade de medida padrão, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma. Peso, no entanto, é uma força que se tem devido à ação da aceleração da gravidade na Terra. Essa aceleração multiplica-se com a massa do corpo, resultando no peso. Hipoteticamente, ao abandonar um corpo com massa m acima da superfície da Terra, numa região onde há vácuo, a força resultante sobre esse corpo, será o peso. O peso de um corpo que se encontra próximo a um planeta ou estrela, será a força com que ele é atraído por este.

Conceito de peso e massa

Sendo assim, um astronauta que tenha um peso x aqui na terra, ao ir para outro planeta de gravidade diferente, terá um peso diferente, porém sua quantidade de matéria continuará sendo a mesma.

Segunda Lei de Newton

Segunda Lei de Newton

Na física, essa lei faz toda a associação entre massa e aceleração que resulta em uma força, e nela alguns aspectos devem ser considerados:

  • O efeito da força é produzir uma aceleração;
  • A força é considerada uma grandeza vetorial, então se houver interferência de outras forças, estas devem ser consideradas na equação que define a força resultante;
  • A força resultante e a aceleração terão sempre mesma direção e sentido; a massa é sempre positiva.

Reportar erro