Difusão molecular

Difusão molecular, ou simplesmente difusão, é um exemplo de fenômeno físico de transporte de matéria, no qual um soluto é transportado pelos movimentos das…


Difusão molecular, ou simplesmente difusão, é um exemplo de fenômeno físico de transporte de matéria, no qual um soluto é transportado pelos movimentos das moléculas de um fluido (líquido ou gás), pelo movimento térmico de todas as partículas em temperaturas acima do zero absoluto. Dentre os movimentos de transporte de massa, a difusão molecular é tida como a mais lenta. Este movimento é feito na direção da área mais concentrada para a menos concentrada, buscando um equilíbrio em suas concentrações, até que as duas soluções fiquem “isotônicas”. Já a difusão molecular de um solvente ocorre no sentido inverso, ou seja, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada. Quando a difusão de um solvente ocorre através de uma membrana semi-permeável é chamada de osmose. As soluções menos concentradas são denominadas hipotônicas, já as soluções mais concentradas, hipertônicas. Este processo de difusão do soluto ou solvente é de extrema importância na absorção de nutrientes pelas células, através da membrana celular. A difusão molecular é comumente descrita, de forma matemática, utilizando-se as leis de Fick da difusão.

Difusão molecular

Foto: Infoescola | Reprodução

As classificações da difusão

A difusão molecular é dividida quanto à homogeneidade ou heterogeneidade das espécies em difusão, sendo classificadas em autodifusão e interdifusão. Denomina-se autodifusão quando a difusão se dá entre átomos de mesma espécie (como entre seus isótopos); já a interdifusão ocorre entre átomos de espécies diferentes.

Aplicações da difusão molecular

A difusão tem fundamental importância em muitas disciplinas das áreas da Física, Química e Biologia. Alguns exemplos de aplicações da difusão são os seguintes:

  • Projetos de reatores químicos;
  • Projetos de catalisadores em indústria química;
  • O aço pode passar pelo processo de difusão para a transformação de suas propriedades;
  • Aplicação de dopantes durante a produção de semicondutores;
  • Sinterização para a produção de materiais sólidos (metalurgia do pó, produção de cerâmicas).

A difusão na Biologia

Na Biologia Celular, a difusão é a principal forma de transporte para materiais necessários, tais como aminoácidos no interior das células.

Em parte, o metabolismo e a respiração dependem da difusão, além de processos em massa ou ativos. Por exemplo, nos alvéolos de pulmões de mamíferos, por causa das diferenças das pressões parciais através da membrana dos capilares do alvéolo, o oxigênio difunde-se no sangue e o dióxido de carbono difunde-se para o exterior.


Reportar erro