Dinâmica populacional

Chamamos por esse nome o estudo da variação na quantidade de indivíduos de uma determinada população. Para entender melhor, vamos entender que população é…


Chamamos por esse nome o estudo da variação na quantidade de indivíduos de uma determinada população. Para entender melhor, vamos entender que população é um conjunto de pessoas que residem em um determinado território, podendo este ser uma cidade, um estado, um país ou o planeta inteiro, podendo ser classificada ainda de acordo com a nacionalidade, religião, atividade econômica ou local de moradia.

Dinâmica populacional

Foto: Reprodução

População x nação

É importante que não se confunda o conceito de população com o de nação. Uma população pode ter várias nações, assim como uma nação pode ter um ou mais países. Uma nação é um conjunto de pessoas que compartilham de uma história e, portanto, estão inseridas no mesmo panorama cultural.

Fatores que alteram o número de uma determinada população:

  • Taxa de natalidade, ou seja, o número de indivíduos nascidos em um intervalo de tempo;
  • Taxa de mortalidade, ou seja, número de indivíduos falecidos em um intervalo de tempo;
  • Taxa de imigração, que consiste no número de indivíduos que chegam a uma população;
  • Taxa de emigração, que remete ao número de indivíduos que saem de uma população;
  • Densidade populacional, por último, que nada mais é do que a relação entre o número de indivíduos que fazem parte de uma população e o espaço que é ocupado por eles.

O estudo da dinâmica populacional

É importante estudar a dinâmica das populações naturais, pois assim será possível entender o que acontece em uma determinada população, em um ecossistema em equilíbrio.

A curva de crescimento S é a que representa o crescimento populacional padrão e que e esperada para grande parte das populações existentes na natureza. Com crescimento lento inicial, a curva é marcada por um posterior rápido crescimento que é seguido por uma fase de estabilização. A partir de então, acontecem pequenas oscilações nessa população que chega a um equilíbrio.

Antigamente, acreditava-se, devido à dinâmica populacional, que iria acontecer uma explosão populacional e, por isso, existiam muitos alertas relacionados ao crescimento desordenado da população e a escassez inevitável dos alimentos e de recursos. No entanto, com o passar do tempo, a discussão passou a compreender um ponto de vista completamente diferente que remete à implosão populacional. Isso se deve ao fato de que as populações em diversas localidades do mundo estão caindo constantemente.

Dinâmica populacional no Brasil

Aqui, podemos observar que a população tem, constantemente, aumentado. Isso se deve ao fato de que as questões médico-sanitárias tem melhorado muito e, além disso, devido ao movimento migratório que aconteceu nos anos 60 e 70 da população rural para a cidade. A qualidade de vida melhora, mas ainda assim há uma diminuição na taxa de fecundidade que, acredita-se, ser decorrente da grande participação da mulher no mercado de trabalho, junto a outros fatores. O número de jovens, portanto, tem diminuído devido à taxa de fecundidade baixa, mas o número de idosos tem aumentado devido às melhorias na qualidade de vida.


Reportar erro