Dinâmica

Responsável pelo estudo das causas dos movimentos e seus efeitos, a dinâmica precisa definir um referencial, ou seja, um conjunto de coordenadas fixas também…


Responsável pelo estudo das causas dos movimentos e seus efeitos, a dinâmica precisa definir um referencial, ou seja, um conjunto de coordenadas fixas também chamado de sistemas de referências. Tendo definido o sistema de referências – o mais utilizado é o sistema cartesiano, que utiliza coordenadas x, y, z – é possível definir que o movimento é a variação da posição com tempo.

Forças físicas

Foto: Reprodução

O estudo das forças que atuam sobre o corpo ou sistema de corpos é o início da análise feita na dinâmica. Mas para isso, precisamos analisar a inércia dos corpos.

Primeira Lei de Newton – a Lei da Inércia

“Todo o corpo tende a permanecer em estado de repouso ou de movimento em linha reta e com velocidade constante, se nenhuma força atuar sobre ele”.

A massa é uma propriedade intrínseca dos corpos e é o valor numérico da inércia de um corpo. Dado o valor da massa e da velocidade de um corpo, é possível determinar a grandeza física denominada movimento linear.

Ela é dada por: Q= m.v em kg.m/s

Q representa a quantidade de movimento linear, m é a massa do corpo e v é a velocidade do corpo.

A variação da quantidade de movimento de um corpo é responsabilidade do impulso de uma força.

I=F.Δt em N.s (ou kg.m/s)

I representa o impulso, F a força dada em N, que significa Newton. A variação da quantidade de movimento pode ser calculada pela fórmula:

I=ΔQ em N.s ou kg.m/s

Segunda Lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica

“A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa, e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”.

Para a equação, analisa-se os seguintes dados:

I=ΔQ ou F. ΔQ=m. Δv

Desta forma,

F=ΔQ/Δt

A aceleração média é calculada pela expressão: a=Δc/Δt em m/s²

Chegando à conclusão que

F=m.a em N (newton).

Terceira Lei de Newton – Ação e Reação

“As forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação”.

Qualquer força aplicada sobre um corpo oferece reação, ou seja, o corpo reage imprimindo uma força de mesmo módulo na mesma direção da força aplicada, só que em sentido contrário.


Reportar erro