Disco-rígido: uma extensão da memória do computador

Descubra o que é e como funciona um disco-rígido; saiba como ele está presente em diversos produtos presentes em sua vida cotidiana


Também conhecido como HD ou hard disk, o disco rígido é um componente de hardware do computador, que tem como finalidade armazenar dados. Ao contrário da memória RAM, o dado que é armazenado no disco rígido não é perdido com o desligamento da máquina.

Antes de mais nada, precisamos entender um pouco sobre as medidas usadas neste artigo.

1 GB (gigabyte) = 1.024 MB (megabytes)
1 TB (terabyte) = 1.024 GB

Pode parecer estranho usar o número 1.024 como medida, mas as unidades de armazenamento fazem uso dos códigos binários para gravar as informações e, portanto, os números são sempre múltiplos de dois.

Disco-rígido: uma extensão da memória do computador

Foto: Pixabay

História

No ano de 1956 surgiu o primeiro HD, que foi desenvolvido pela IBM e armazenava apenas 5 megabytes, mas que não foi posto à venda. Depois de alguns anos, em 1973, foi lançado pela mesma empresa o HD que tinha capacidade de armazenamento de 10 Mb, o 30/30 Winchester que custava, na época, aproximadamente, 2 mil dólares. Isso, comparado aos dias atuais em que um HD de 1.5 Tb custa menos de 80 dólares, chega a ser chocante.

As aplicações desse tipo de disco foram expandidas a partir do século XXI, sendo usadas para câmeras filmadoras, tocadores de música (iPod, MP3), videogames e celulares.

Como funciona

O armazenamento, normalmente, quando falamos em HD, é contado em gigabytes – Gb –, mas nos dias atuais é comum encontrarmos discos rígidos com capacidade de terabytes – TB –, o equivalente a 1.024 GB.

Com capacidades cada vez mais impressionantes, os aparelhos de música têm capacidades de 120 GB, em média, os cartões de memória até 60 GB e HD’s externos usados para máquinas fotográficas e filmadoras, que alcançam os 500 GB.

Eles são, portanto, uma grande evolução, podendo ser carregados na bolsa, mochila e até mesmo no bolso ou na mão.

O HD precisa de um sistema operacional para ser acessível, e seu armazenamento é feito em uma mídia magnética que é bastante semelhante a um DVD. Essa, no entanto, por ser bastante sensível, precisa ser cuidada, pois ao sofrer muitas batidas pode se deslocar e fazer com que o HD perca sua utilidade, e com isso os dados seriam apagados, sendo quase impossível recuperar um HD.

Sistema operacional

Esses sistemas operacionais que são necessários para a leitura do HD e dos arquivos armazenados, utilizam o HD como uma extensão da memória no que chamamos de gestão de memória virtual. Essa função, no entanto, somente é usada quando a memória RAM – a principal –, está sobrecarregada.


Reportar erro