Do que trata a ciência da informação?

Ciência da Informação é um campo de estudo que se ocupa com a análise, armazenamento, recuperação e disseminação da informação; saiba mais sobre esta área


Ciência da informação é um campo de estudo interdisciplinar que se ocupa com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.

Este campo do conhecimento sustenta a informação como objeto de estudo, analisando desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.

Origem e evolução

No volume de julho de 1945 do “The Atlantic Monthly”, Vannevar Bush publicou um artigo apontando os problemas decorrentes do volume e valor da informação liberada após a Segunda Guerra Mundial.

Do que trata a ciência da informação?

Foto: Pixabay

De 1938 a 1942, Dr. Vannevar Bush foi o responsável pelo Comitê Nacional de Pesquisa e, posteriormente, do “Office for Scientific Research and Development”. O artigo do político estadunidense abordava o problema da informação em ciência e tecnologia e os prováveis obstáculos para a organização e repasse da informação à sociedade. Dentre os possíveis obstáculos estariam os seguintes: a necessidade da formação de recursos humanos adequados, a estrutura teórico-metodológica que existia na organização e armazenamento da informação gerada durante a Segunda Guerra Mundial e o material de armazenamento e sistemas de recuperação utilizados.

As ideias de Bush foram recebidas com barulho e foram parar em Londres, onde foi realizada a “Royal Society Scientific Information Conference”, em 1948. Nesta conferência, compareceram aproximadamente 340 cientistas de diferentes áreas, com propostas para resolver os problemas da gestão da informação. Na oportunidade foi criada uma nova área com a denominação de ciência da informação.

O profissional da ciência da informação

A ciência da informação aborda a aplicação da informação em organizações, seu uso, e estuda as interações entre pessoas, organização e sistemas de informação. As principais áreas de estudo deste campo do conhecimento são a logística da informação, planejamento de informação, modelagem de dados e análise.

Dentre as diversas áreas em que esta ciência pode ser aplicada, destaca-se a empresarial. O licenciado em ciência da informação é geralmente designado por “profissional da informação” ou “gestor de informação”, e está habilitado para atuar em centros de documentação de informação, serviços de informação, bibliotecas públicas e privadas, hospitais, organizações virtuais, centros culturais e com freelancers diversos. As habilidades do profissional incluem a crítica e investigação de recursos e produtos de informação; os trabalhos com fontes de informação de qualquer natureza; pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação, dentre outras.

Esta área está intimamente relacionada com outras ciências, dentre as quais estão a arquivologia, administração, análise de sistemas, biblioteconomia, ciência da computação, comunicação social, gestão do conhecimento, gestão de informação, entre outras.


Reportar erro