Do que trata a Teoria Populacional Neomalthusiana

Criada no século XX, pelo arquiteto e engenheiro Thomas Malthus, a Teoria Populacional Malthusiana influenciou muitos outros pesquisadores e pensadores, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

Foi a partir de então que surgiu a Teoria Populacional Neomalthusiana, que prega basicamente a mesma ideologia de raciocínio inicial, a que o crescimento da pobreza estava relacionado as altas taxas de nascimento existentes em determinados países.

Assim, a solução encontrada pelos Neomalthusianos era criar medidas que prevenissem a natalidade das nações, principalmente as que estavam em processo de desenvolvimento. Levando em consideração estas ideias, surgem instituições com a proposta de modernizar a ideologia Neomalthusiana e trazendo-a para a realidade dos países, como é o caso da Internacional Planned Parenthood Federation (IPPF).

Do que trata a Teoria Populacional Neomalthusiana

Foto: depositphotos

Teoria demográfica Neomalthusiana

A ideia defendida pelos seguidores de Malthus é a de que o crescimento acelerado e sem planejamento da população é o fator responsável pelos altos índices de pobreza dos países, tanto os desenvolvidos como também e principalmente os que estão neste processo.

Para eles, uma população numerosa rende mais gastos em saúde e educação, mas estes mesmos investimentos poderiam ser aplicados para ampliar a economia das nações ao que se refere a estruturação industrial destes locais. Assim, quanto maior é a taxa de natalidade de um país, menos crescimento econômico ele vai ter.

Quais as medidas previstas pelos Neomalthusianos?

Frente a esta perspectiva, os Neomalthusianos acreditam que a melhor maneira de evitar os altos índices de pobreza nos países é incentivando o uso de anticoncepcionais, preservativos e outros métodos que evitem o nascimento de mais pessoas, em épocas mais remotas até o o aborto foi cogitado como uma medida de combate à natalidade.

Tentando modernizar estas ideias, foi criada a International Planner Parenthood Fedetation ou como é chamada no Brasil, Federação Internacional para Planejamento Família. Este órgão é responsável por implantar tais políticas públicas juntamente com governos estatais ou organismos privados. O Brasil é um dos países que coloca em prática algumas medidas, como a distribuição de camisinhas de forma gratuita, uma forma de evitar também doenças sexualmente transmissíveis.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.