Dúvidas de vocabulário – Confira quais as mais comuns

Tire algumas das suas dúvidas de vocabulário com uma seleção de questões que costumam confundir até mesmo quem tem um bom conhecimento da língua portuguesa


Nem as pessoas que já terminaram o ensino superior estão livres de algumas dúvidas insistentes sobre o vocabulário da nossa amada língua portuguesa. As mais frequentes incertezas que surgem com frequência entre os esquecidinhos são sobre a grafia correta das palavras e qual o significado exato delas.

Vamos conferir agora algumas das dúvidas mais comuns, para que nunca mais você fique com uma pulga atrás da orelha quando estiver diante delas:

Dúvidas de vocabulário – Confira quais as mais comuns

Foto: Reprodução

Mestria x Maestria

As duas formas estão corretas. Por mais que a primeira forma pareça estranha aos nossos olhos, ela também tem a palavra “mestre” como origem, assim como a segunda. Logo as duas têm o mesmo sentido.

Mandado x Mandato

Mandato significa poderes políticos outorgados pelo voto ou uma delegação de poder, incumbência, missão e delegação. Já mandado significa uma ordem, um mandamento, uma ordem escrita por autoridade judicial.

Munir x Municiar

A segunda forma está em desuso, mas as duas palavras possuem o mesmo sentido, sendo, dessa forma, sinônimos que possuem o significado de prover, fornecer e abastecer algo.

Preito x Pleito

Pleito é uma palavra conhecida e possui o significado de debate, discussão, questão em juízo ou demanda, como o “pleito eleitoral”, por exemplo. Já preitar, pouco usada no nosso vocabulário atualmente, possui o sentido de homenagem e respeito.

Possível x Passível

Apesar da grafia parecida, essas duas palavras possuem sentidos bem diferentes. Possível é algo que é permitido, algo que pode acontecer, que tem possibilidades de ter atingido, o contrário de impossível. No entanto passível significa sujeito a algo ou suscetível a alguma coisa.

Parênteses x Parêntesis

Parêntesis é usado quando a intenção é mencionar uma interrupção, desvio ou digressão na narrativa, falada ou escrita. No entanto parênteses é usado especificamente quando queremos designar os dois sinais gráficos.

Canhoto x Canhestro

Outro caso de grafia muito semelhante e sentido diferente. Canhoto, como sabemos, serve para designar pessoas que são mais hábeis com a mão esquerda, é o antônimo de destro. Enquanto canhestro significa inábil, desajeitado e desengonçado.

Enunciar x Anunciar

Enunciar significa declarar, expor, exprimir, é dela que foi originada a palavra enunciação. Anunciar, por sua vez exprime o sentido de dar a conhecer, de noticiar, indicar e predizer.

Esperto x Experto

Esse é um caso de duas palavras com a mesma pronúncia e significado diferente. Esperto significa inteligente, sagaz. Já experto, que muitos pensam ser a grafia incorreta da primeira palavra, significa perito ou especialista em algo e faz referência a alguém com muita experiência.


Reportar erro