Dúvidas de vocabulário – Confira quais as mais comuns

Tire algumas das suas dúvidas de vocabulário com uma seleção de questões que costumam confundir até mesmo quem tem um bom conhecimento da língua portuguesa


As dúvidas sobre vocabulário da nossa querida língua portuguesa podem atingir a todos nós, independentemente do nosso grau de escolaridade. Muitas palavras – principalmente aquelas que apresentam a grafia parecida – provocam incerteza nos falantes do idioma, que não sabem qual é o significado exato delas.

Neste artigo, vamos conferir algumas das dúvidas de vocabulário mais comuns, que costumam confundir até mesmo quem possui um bom conhecimento da língua portuguesa. 

Mestria x Maestria

As duas palavras existem na língua portuguesa e podem ser empregadas para se referir à habilidade, perícia, destreza ou grande saber de alguém. Ambas as palavras são originárias de “mestre” (do latim maestre).

Mandado x Mandato

Dúvidas de vocabulário – Confira quais as mais comuns

Foto: depositphotos

A palavra “mandado” significa um mandamento, recado, ordem escrita de autoridade judicial ou administrativa. Já “mandato” indica o poder político outorgado pelo voto, delegação, procuração, missão, incumbência.

Preito x Pleito

A palavra “preito”, pouco utilizada no nosso vocabulário atualmente, possui o sentido de homenagem e respeito. Já “pleito” significa debate, discussão, questão em juízo ou demanda. Existe ainda o conceito de “pleitear”, que possui o significado de litigar, requerer, sustentar em discussão, defender, empenhar-se por.

Diuturno x Diurno

“Diuturno” é aquilo que se prolonga no tempo, que possui longa duração. Já “diurno” faz referência aos acontecimentos ou atividades que se passam no período de m dia e uma noite (24 horas). “Diurno” também é utilizado para designar o que ocorre durante o dia.

Possível x Passível

“Possível” é algo que é permitido, que pode acontecer, o contrário de “impossível”. Já a palavra “passível” significa sujeito a algo ou suscetível a alguma coisa.

Enunciar x Anunciar

O termo “enunciar” exprime o sentido de declarar, expor, exprimir por escrito ou oralmente, tendo originado a palavra “enunciação”. Já “anunciar” significa noticiar, dar a conhecer, indicar e predizer.

Hesitar x Exitar

“Hesitar” é um verbo que significa “estar indeciso”, “mostrar receio”, “demonstrar dúvida sobre algo”. Já “exitar” significa que “ter sucesso”, “ter êxito em suas ações”.

Canhoto x Canhestro

A palavra “canhoto” serve para designar pessoas que são mais hábeis com a mão esquerda, sendo o antônimo de destro. Já o termo “canhestro” significa inabilidoso, desajeitado e desengonçado.

Esperto x Experto

“Esperto” significa inteligente, sagaz. Já “experto” é utilizado para referir-se a uma pessoa que é especialista em determinada área.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Informar erro