É errado deixar o celular carregando por muito tempo?

Muitas pessoas colocam o celular para carregar a noite toda enquanto dormem. Será que deixar o aparelho na tomada por muito tempo não danifica o aparelho?


Muitas pessoas costumam colocar o celular para carregar a noite toda enquanto dormem, para no dia seguinte garantir que a bateria dure por muito tempo. Mas será que deixá-lo na tomada por muito tempo não danifica o aparelho?

Você já deve ter ouvido falar que deixar o celular na tomada a noite toda ou mais tempo do que ele precisa pode danificar ou “viciar” a bateria dele. Mas os especialistas alegam que não há problema algum nessa prática.

Afinal, carregar por muito tempo é errado?

Mesmo que o seu celular chegue em 100%, não há problema em deixá-lo mais um tempo na tomada. Os aparelhos de hoje em dia contam com um sistema interno que compreende que a bateria já foi completamente carregada e o impede de absorver corrente elétrica em excesso.

É errado deixar o celular carregando por muito tempo?

Foto: depositphotos

Mesmo que o celular conte com uma tecnologia avançada, o mais indicado é colocá-lo na tomada apenas quando ele estiver quase sem carga. Isso ajuda a preservar o tempo de vida da bateria.

A bateria não precisa, necessariamente, chegar em 0% para ser recarregada. As baterias feitas com o material chamada lítio (a grande maioria de aparelhos Android e iOS) devem ser reabastecidas quando ficarem abaixo de 40% de energia.

Embora o desgaste nas baterias que são carregados a todo o momento sejam lentos e muitas vezes imperceptíveis, ainda assim, ele ocorre.


Reportar erro