Educação ambiental

Muitos pais preocupam-se em deixar heranças e bens para os filhos, como propriedades, negócios lucrativos e dinheiro, para que com esses bens eles possam…


Muitos pais preocupam-se em deixar heranças e bens para os filhos, como propriedades, negócios lucrativos e dinheiro, para que com esses bens eles possam viver e investir em seu futuro e nas próximas gerações. No entanto, nem todos se lembram de algo de valor inestimável, que será deixado de herança para as próximas gerações quer se queira quer não: o planeta no qual vivemos. O planeta Terra é o único que o ser humano pode viver, no momento, por isso a maior herança que se pode deixar para os próximos é um planeta saudável e uma forte educação ambiental para que saibam mantê-lo com o devido zelo.

Educação Ambiental

Foto: Reprodução

O que é Educação Ambiental?

Educação ambiental é a educação que se destina a desenvolver nas pessoas habilidades, conhecimentos e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Relacionada com as áreas de análise, apresentação, pesquisa e conscientização sobre os direitos e deveres que todo ser humano tem com o meio ambiente, aprofundando o seu saber sobre ele e assim o deixando melhor preparado para utilizar seus recursos de forma sustentável.

O consumismo exacerbado, a poluição fruto do avanço desenfreado da indústria, a extinção da flora e da fauna, as catástrofes naturais e o aquecimento global são temas recorrentes da educação ambiental e visam conscientizar as pessoas de quão necessário é encarar o assunto de frente e batalhar por ele. Com a gravidade do meio ambiente nos dias atuais, essa educação se torna necessária em escolas primárias, universidades, empresas, organizações não governamentais, mesas de discussão, repartições públicas e todos os ramos possíveis em que for cabível organizar uma palestra em massa para a conscientização geral.

Embora a escola seja considerada por muitos o centro de formação do cidadão na sociedade, é preciso estar ciente de que a família possui papel fundamental para formar um cidadão correto e humano, e os meios de comunicação também podem ser grandes aliados para transmitir a mensagem de que é importante abraçar a causa ambiental.

Como promover a educação ambiental?

Quem tiver a oportunidade de organizar uma palestra em massa para abordar o tema, poderá esquematizá-lo por partes, como: desenvolvimento sustentável, reciclagem, ecologia, aquecimento global, poluição ambiental, consumo racional de água e energia, ecossistemas, reciclagem, entre muitos outros temas. É fundamental que o cidadão deixe de se ver como mero espectador do que acontece com o meio ambiente que lhe pertence e passe a ser um componente inserido no ciclo ambiental e seriamente comprometido com a sua preservação.


Reportar erro