Biografia de Eike Batista

O empresário Eike Batista já foi considerado o homem mais rico do Brasil e o sétimo mais rico do mundo. Mas, atualmente, o ex-bilionário encontra-se preso depois de ter sido acusado de participar de esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro.

Eike Fuhrken Batista da Silva nasceu no dia 3 novembro de 1956, em Governador Valadares, Minas Gerais e é filho do brasileiro Eliezer Batista da Silva com a alemã Jutta Fuhrken.

Depois de ter passado a infância no Brasil, no início da adolescência foi morar na Suíça, Alemanha e Bélgica devido à carreira profissional do pai.

Biografia de Eike Batista

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Em 1974, Eike deu início no curso de Engenharia Metalúrgica, na Universidade de Aachen (Alemanha), mas desistiu antes de concluí-la.

Aos 18 anos, Eike voltou com seus pais para o Brasil e começou a vender apólices de seguro de porta em porta, onde começou a agregar valor aos seus negócios atuais.

No começo da década de 80, Eike começou a se dedicar ao comércio de ouro e diamantes. Aos 21 anos anos, o empresário fundou a empresa de negociações de ouro Autram Aurem. Um ano depois de dar início as atividades da empresa, Eike já tinha atingido uma marca de US$ 6 milhões de faturamento.

Da década de 80 ao começo dos anos 2000, Eike conseguiu acumular uma média de US$ 20 bilhões em faturamento de suas oito minas de ouro, localizadas no Brasil, Canadá e a de prata no Chile. Dono de quase 20 empresas, em 2009, a revista Forbes considerou Eike o brasileiro mais rico e o dono da sétima maior fortuna do mundo.

Cerca de quatro anos depois, segundo ranking da Bloomberg, a fortuna do empresário caiu para 200 milhões de dólares, perdendo mais de 99% de seus ativos em um ano. Depois de enfrentar diversos problemas com suas empresas, em 2014 a fortuna de Eike foi reduzida para menos de dois milhões de reais.

Eike foi casado com a ex modelo Luma de Oliveira e é pai de dois filhos: Thor e Olin Batista.

Prisão de Eike Batista

Eike Batista teve a prisão preventiva decretada no dia 26 de Janeiro de 2017. O empresário foi acusado de ter pago 16,5 milhões de dólares em propina para o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Um dia depois de decretada sua prisão, Eike foi considerado como foragido. Três dias depois entregou-se e foi preso pela Polícia Federal. Após triagem no Presídio Ary Franco, Eike foi transferido para o Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu 9).

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.