EJA: Descubra como conseguir o certificado do ensino fundamental e médio

Modalidade do curso EJA pode ser escolhida entre presencial e à distância (EaD)


A formação é um instrumento primordial na sociedade moderna, mas em um país onde se tem tantas carências no sistema educacional, muitas pessoas não conseguem concluir nem mesmo a escola. E com o mercado de trabalho cada dia mais competitivo e exigente é grande o número de adultos interessados em obterem, pelo menos, o diploma do ensino médio.

O EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha os conteúdos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e médio (antigo colegial) voltado para aqueles que não concluíram a escola na “idade apropriada”, mas com uma metodologia diferente a que é usada para crianças e adolescentes, respeitando os limites e necessidades dos alunos.

EJA: Descubra como conseguir o certificado do ensino fundamental e médio

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

As secretarias de educação estaduais e municipais oferecem dois tipos de EJA: o presencial, para pessoas que podem frequentar as aulas, e à distância (EaD) para aqueles que são impossibilitados de se deslocarem estudam via internet com apostilas e livros didáticos fornecidos pela instituição.

O EJA procura oferecer a inclusão digital aos seus alunos. Eles podem contar com vários recursos que dão um reforço no aprendizado em casa, como download do material didático, participar de chats e fóruns de discussões com professores titulares e outros alunos e realizar trabalhos online.

Para conseguir obter o certificado uma prova precisa ser realizada, a qual já foi chamada no passado de supletivo, para avaliar a competência dos alunos. As pessoas que estudarem por conta própria ou que não possuem nenhum tipo de vínculo com o EJA também podem fazer a avaliação.


Reportar erro