Em que ano foi tirada a primeira fotografia colorida?

O ano de 1861 foi o da primeira fotografia colorida da história. O nome do autor da imagem: James Clerk Maxwell


Atualmente, o ser humano já pegou o hábito de tirar fotos a quase todo instante e em praticamente todos os lugares e, em seguida, postar no Instagram, Facebook, Twitter, entre outras páginas na internet, fazendo uso de filtros e técnicas de edição de cores e detalhes.

Seja nos momentos de alegria, descontração ou mesmo de trabalho ou envolvendo uma situação triste, o homem só quer mesmo é capturar uma bela imagem e figurar bem nas nas redes sociais. E esse é somente um dos principais aspectos que envolvem a evolução das fotografias, que teve a primeira imagem colorida da história feita em 1861. Isso mesmo: na Era dos anos 1800.

A fotografia de Maxwell

James Clerk Maxwell. Esse é o nome do escocês responsável pela primeira imagem colorida de toda a história. Ele, ao lado do à época seu assistente Thomas Sutton, foram os primeiros humanos a conseguir tirar uma fotografia colorida.

Maxwell era especialista em realizar estudos e pesquisas sobre como o olho humano percebe as cores. Fazendo uso de técnicas da fotografia em preto e branco para capturar imagens idênticas do mesmo objeto, cada uma por meio de um filtro distinto – verde, azul e vermelho -, foi que ele conseguiu a primeira fotografia além do preto e branco.

Em que ano foi tirada a primeira fotografia colorida?

Foto: Reprodução/ internet

Os resultados da técnica Maxwell projetou em uma tela usando lâmpadas com filtros cujas cores eram as mesmas utilizadas na captação: eis que era registrada a primeira imagem colorida da história.

Predomínio da cor azul

A técnica do escocês, apesar de pioneira, apresentava algumas falhas básicas, a exemplo da principal delas: a maior captação do azul que do verde e, praticamente, quase nenhum vermelho – o qual na primeira foto colorida teve uma captação acidental do ultravioleta.

Todavia, o método das três cores de Maxwell influenciou as fotografia até os dias atuais, uma vez que o padrão de cores RGB – usado atualmente – teve inspiração na técnica do escocês.

Já o primeiro mecanismo capaz de permitir fotografar imagens coloridas com somente um (longo) clique ocorreu em 1903: o método Autochrome Lumière.


Reportar erro