Energia hidráulica

Existem diversos tipos de energia, entre elas estão: a energia solar, energia eólica, energia nuclear, energia termoelétrica e energia hidráulica. Cada um desses tipos…


Existem diversos tipos de energia, entre elas estão: a energia solar, energia eólica, energia nuclear, energia termoelétrica e energia hidráulica. Cada um desses tipos é obtido de uma forma diferente, mas a finalidade da maioria delas é a mesma. Veja a seguir um pouco mais sobre a energia hidráulica conheça as vantagens e desvantagens do seu uso.

Energia hidráulica

Foto: Reprodução

Definição

A energia hidráulica, também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é aquela que pode ser obtida através da energia potencial de uma massa de água. Esse tipo de energia é considerado uma fonte de energia renovável e limpa. A forma como ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como nos rios e lagos, e pode ser aproveitada através de um desnível de água ou de uma queda d’água.

Como obtemos a energia hidráulica?

A energia que está contida na água (potencial e cinética) é transformada em energia mecânica a partir do movimento das turbinas hidráulicas, existentes nas usinas hidrelétricas, ou moinhos de água. E é através das turbinas, que podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com o intuito de fornecer energia elétrica para uma rede de energia.

As vantagens da energia hidráulica

Entre as principais vantagens de utilizar a energia hidráulica, podemos citar as seguintes:

  • É uma fonte de energia renovável.
  • Não há emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia.
  • Dependendo do projeto, a água represada pode ser usada para a irrigação de plantações que ficam próximas às usinas.
  • Através da represa se torna possível regular a vasão do rio.
  • O custo operacional é baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.
  • Como não há uso de combustíveis fósseis (como a gasolina e o diesel) ou gás, os preços da energia elétrica gerada para o consumidor final acabam não sofrendo grandes alterações. Isso acontece, pois não há influência de aumentos de preços destes combustíveis fósseis.

As desvantagens

Veja agora algumas das principais desvantagens do uso da energia hidráulica:

  • Durante as épocas de pouca chuva nas cabeceiras dos rios, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica.
  • Se a represa for construída em um local onde há cidade ou aldeia indígena, um grande transtorno é causado para essas populações, pois elas devem ser deslocadas para outras áreas.
  • Se a represa for construída em uma região de mata ou floresta, ocorre impacto ambiental, pois muitas espécies animais e vegetais podem ser prejudicadas.
  • De acordo com o aumento ou diminuição do fluxo de água que sai das barragens a vida nos ecossistemas dos rios pode ser afetada.

Reportar erro