Energia irradiada

Denomina-se irradiação o conjunto de radiações emitidas por um corpo, sendo o processo de transmissão pelo qual a energia não necessita de um meio…


Denomina-se irradiação o conjunto de radiações emitidas por um corpo, sendo o processo de transmissão pelo qual a energia não necessita de um meio material para se propagar. Essa energia que se propaga pelo espaço, mesmo vazio, é a energia radiante e é transmitida por meio de ondas eletromagnéticas. O corpo que emite a energia radiante é o emissor; já o que recebe é chamado receptor.

As ondas eletromagnéticas são constituídas por ondas de diferentes frequências, chamadas radiação, sendo que as mais comuns são as de frequências decrescentes, como os raios cósmicos, raios X, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas e ondas de rádio e TV.

Lei do Deslocamento de Wien

Energia irradiada

Foto: Reprodução

O espectro de intensidade da energia irradiada por um corpo depende da variação do comprimento de onda e da temperatura que a emite. Quando a temperatura do corpo aumenta, também ocorre o aumento da quantidade total de energia (ou luz) emitida e intensidade máxima desloca-se para comprimentos de ondas menores.

A temperatura de emissão de determinado corpo está relacionada com o comprimento de onda bem definido que, por sua vez, está ligado a um máximo e energia. No ano de 1893, o físico alemão Wilhelm Wien demonstrou que o comprimento de onda máximo era inversamente proporcional à temperatura absoluta (medida em Kelvin) do corpo.

Esta relação, conhecida como Lei do Deslocamento de Wien (ou Lei de Wien), mostra que o comprimento de onda máximo da luz emitida pelo corpo está ligado à sua temperatura. Desta forma, se soubermos a cor da luz emitida por um corpo, podemos calcular a sua temperatura.

Por exemplo, a cor vermelha, nos materiais, apresenta o intervalo de temperatura de 650 ºC a 1050ºC; já a cor branca apresenta a temperatura acima de 1250 ºC.

Irradiação térmica

Irradiação é o ato de irradiar determinada partícula (ou campo) eletromagnética através do espaço em determinado tempo. A irradiação térmica é emitida por causas puramente térmicas e não depende da natureza do corpo emissor, sendo que a distribuição da energia transportada é função da temperatura do radiador.

A irradiação térmica apenas é obtida quando o corpo emissor é um corpo negro. Um corpo negro é definido como um corpo atérmico ideal que absorve toda a energia que sobre ele incide. Assim sendo, a sua absorvidade é de 100% e sua refletividade é nula. A substância que mais se aproxima do corpo negro (ou radiador perfeito) é a fuligem, pois absorve mais de 95% das radiações inerentes.


Reportar erro