Engenharia de software: aspectos práticos da produção de um sistema de software

Conheça a engenharia de software, uma área da computação dedicada à criação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software


Engenharia de software é uma área da computação dedicada à concepção, especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de gerências de projetos e outras disciplinas.

Esta área da computação se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, com tecnologias e práticas que envolvem as linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos, dentre outros.

A definição da área

O termo “engenharia de software” apareceu pela primeira vez no ano de 1968, após a crise do software, época na qual ocorriam dificuldades no desenvolvimento de programas livres de defeitos e que se comportassem de maneira confiável, compreensível e eficiente.

Engenharia de software: aspectos práticos da produção de um sistema de software

Foto: Reprodução/ internet

Esta área utiliza-se de fundamentos científicos que envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao profissional especificar, projetar, implementar e manter os sistemas de software. Desta forma, o engenheiro de software é o profissional capaz de dirigir os seus conhecimentos para o desenvolvimento, manutenção e adequação do programa a diversos processos produtivos, a fim de garantir maior desempenho e produtividade.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da diferença entre a área da engenharia de software e a ciência da computação. A primeira se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software; já a segunda se envolve com os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais, como o desenvolvimento de modelos matemáticos, algoritmos etc.

No Brasil, a Universidade Federal de Goiás foi a primeira instituição a criar o curso de graduação em engenharia de software.

A utilização de softwares

Um software pode ser produzido para atender as necessidades de um cliente, empresa ou para uso pessoal, com as técnicas que englobam linguagens de programação, base de dados, ferramentas, plataformas, padrões, processos e a qualidade de software.

Desenvolver um software pode ser um processo bastante complexo, exigindo uma equipe de trabalho disciplina, o gerenciamento de projetos e muitos recursos. Gerenciar projetos de software envolve um conjunto de atividades que são administradas de acordo com os parâmetros de custo, tempo e qualidade. Ao longo do processo de desenvolvimento de um software, devem ser utilizadas métricas quantitativas e qualitativas para que o produto final esteja de acordo com a necessidade e exigência do cliente.

No desenvolvimento de um software podem surgir alguns problemas, tais como o estouro de prazos e custos, a baixa qualidade devido ao excesso de erros, as mudanças próximas à data de entrega do produto, entre outros. Os profissionais da engenharia de software são responsáveis por trabalhar nos quesitos e evitar os problemas que possam aparecer durante o desenvolvimento de um produto.


Reportar erro