Entenda a diferença entre astronomia e astrologia

Astronomia e Astrologia possuem uma origem em comum, porém os seus profissionais têm formações e objetivos muito diferentes


“Astronomia” e “Astrologia” são dois termos bem próximos etimologicamente falando, sendo que o primeiro significa “Lei dos astros”, enquanto o segundo significa “Estudo dos astros”.

Ambas as palavras são interpretadas diretamente do sentido grego de sua origem, entretanto, existem importantes diferenças entre elas.

A definição de Astronomia

Denomina-se Astronomia a ciência responsável pelo estudo dos planetas, estrelas, satélites, cometas, sistemas solares, constelações e nebulosas. Trata-se dos conhecimentos científicos referentes à parte física dos astros, como a sua posição, tamanho, localização etc., além de se dedicar ao descobrimento de novos astros celestes e de nomeá-los.

Entenda a diferença entre astronomia e astrologia

Foto: depositphotos

Esta ciência exata e natural se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica de todos os corpos celestes.

O trabalho de um astrônomo profissional envolve a sua formação superior, com o domínio de áreas do conhecimento como a Física e Matemática, aliado a uma boa habilidade observacional e aguçado senso crítico.

É uma das mais antigas ciências, datando de épocas da antiguidade, tendo origem em práticas religiosas pré-históricas.

A definição de Astrologia

A Astrologia é considerada uma pseudociência ou crença pseudocientífica, uma vez que segue um sistema de crenças não provadas. Estuda a influência do movimento dos corpos celestes nos comportamentos e interações dos seres humanos.

O trabalho dos astrólogos, como a construção de horóscopos e mapas astrais, está relacionado com o aspecto místico que o Universo desperta no ser humano.

A Astrologia é ainda definida por alguns astrólogos como arte, vidência ou linguagem humana.

As diferenças entre Astronomia e Astrologia

A distinção entre Astronomia e Astrologia é clara, no entanto, nem sempre foi assim. Por muito tempo, a Astrologia foi entrelaçada com a Astronomia. A ciência moderna, fruto da teoria e observação, surgiu em meados do século XVI e início do século XVII, com os estudos do alemão Johannes Kepler.

Astronomia e Astrologia possuem uma origem em comum, porém os seus profissionais têm formações e objetivos muito diferentes e não devem ser confundidas.

Confira a seguir um resumo das diferenças entre os termos:

  • Astronomia é uma ciência, obedece a metodologia científica; enquanto a Astrologia é considerada uma pseudociência ou crença pseudocientífica;
  • A metodologia de estudo da Astronomia baseia-se na lógica e dedução; enquanto a Astrologia engloba a intuição e a comparação entre os astros e os seres humanos;
  • A Astronomia estuda a relação física entre os corpos celestes e os fenômenos que os envolvem; já a Astrologia busca conhecer o movimento dos astros e o seu efeito sobre os humanos.

Reportar erro