Entenda a diferença entre néctar, suco natural e refresco

Descubra qual é a diferença entre as opções de bebidas disponíveis no mercado: néctar, suco, refresco, entre outras, e saiba quais são as mais saudáveis


Cada vez mais encontramos mais e mais ofertas de produtos no mercado, e isso acontece também em torno das bebidas. A variedade acaba trazendo muita confusão aos consumidores, que muitas vezes consomem um produto pensando ser outro. Isso acontece com o suco, néctar e refresco.

Além da diferença de preço que comumente encontramos em supermercados, existem ainda muitas especificidades entre néctar e sucos, que envolvem, inclusive, os ingredientes. O tipo mais facilmente encontrado atualmente é o néctar.

Existe uma lei, criada em 2009, que obrigou os fabricantes a fazerem essa distinção nas embalagens, referindo-se ao produto como suco, refresco ou néctar, de acordo com a especificação correta. Segundo a nutricionista Tanise Amon, todos os tipos têm um número de calorias equivalente, entre 90 e 115 calorias por copo, mas o que muda é a quantidade e a qualidade dos açúcares usados.

Entenda a diferença entre néctar, suco natural e refresco

Foto: Pixabay

Mas o que são cada um deles?

Suco

Os sucos somente podem ser chamados dessa forma quando contêm aproximadamente 50% de polpa, que é a parte comestível da fruta. São feitos apenas com ingredientes naturais e não contêm aromatizantes, corantes artificiais e nem açúcares. Apesar desse percentual ser apenas uma base, podemos encontrar no mercado algumas opções com 100% de fruta. Essa é, portanto, a opção mais saudável para o consumo.

Néctar

O néctar, por sua vez, tem entre 20% e 30% da polpa, e ao contrário do que parece, não tem nada a ver com as flores. Seu sabor é mais adocicado e pode apresentar adoçante, corantes e outros aditivos.

Refresco

Já o refresco, por sua vez, contém apenas 8% de polpa da fruta, e equivale aos refrigerantes de frutas. Nesse caso, trata-se das opções não fermentadas que são feitas a partir da diluição do suco da fruta, polpa ou extrato vegetal em água potável. Os mesmos podem ou não ter açúcares.

Outros tipos

Existem ainda outros tipos que também devem ser usados para comparação, confira:

Suco em pó: É extremamente prejudicial para hipertensos e deixa muito a desejar em questão de propriedades nutricionais. É rico em sódio.

Suco concentrado: Tem menos açúcar que o néctar, além de ser mais barato. Apresenta, no entanto, corantes, aromatizantes e conservantes em grandes quantidades.

Suco integral: É a opção mais saudável, porém mais cara que o néctar. Não tem conservantes e não é adoçado artificialmente, além de já vir pronto para beber.


Reportar erro