Entenda com é calculada a matemática do pedreiro

Confira como funciona a matemática em nossa rotina, e saiba como funciona e é aplicada a matemática na profissão do pedreiro


Com o passar dos anos, a matemática tem se tornado ainda mais marcante e importante para a sociedade em diversos aspectos, como profissionais e tecnológicos, que se apoiam nisso para encontrar a sua evolução.

Os processos de desenvolvimento tecnológico são constantemente acompanhados pela matemática, que é aplicada em tecnologias de mp3, GPS, cartões de crédito, computadores, entre outras. Essa matemática usada no dia a dia, assim como a que envolve o desenvolvimento das tecnologias, é essencial para a formação escolar, que acaba permitindo que as pessoas adquiram outros conhecimentos e desenvolvam-se em outras áreas.

A matemática dos pedreiros podem envolver, inclusive, um conhecimento matemático básico para contas de valores que são calculados, por exemplo, por valores determinados por metros quadrados, na quantidade de material que deverá ser usada para uma determinada obra, entre outras finalidades.

A matemática do pedreiro

Foto: Reprodução/ internet

Muitas vezes, no dia a dia, acabamos usando a matemática sem nos dar conta de que isso realmente acontece. Isso também está bastante presente na rotina dos pedreiros.

A profissão de pedreiro

Um dos grupos de profissionais que acabam tendo que usar a matemática é o dos pedreiros. Apesar de ser uma profissão que se enquadra e é associada a um grupo social, na maioria das vezes, com menos prestígio na sociedade e de não ter muito conhecimento na área tecnológica, isso não é uma regra.

Alguns profissionais têm grande envolvimento em áreas de formação intelectual, estando constantemente ligados às mudanças que acontecem na tecnologia. A base escolar pode ser um pouco carente, mas na prática, a sua profissão também depende de uma base matemática para a realização de algumas atividades.

Como é a matemática do pedreiro?

Começando com observações, a matemática é usada pelos pedreiros em diversas rotinas de trabalho deste profissional. É preciso conhecer operações básicas como a soma, divisão, subtração e multiplicação, que normalmente são adquiridos na prática e por meio, muitas vezes, de olho clínico.

As ferramentas usadas para o trabalho ajudam também a dar um aprofundamento matemático, inclusive na aplicação de diversos teoremas, como é o caso das noções de perpendicularidade que ajuda a manter a parede reta a um ângulo de 90° com o chão, por exemplo.

Alguns trabalhos nos permitem observar essa e outras aplicações matemáticas, como na construção de uma escada, por exemplo, em que pode ser vista como um triângulo retângulo em que a parede e o chão são os catetos e a escada a hipotenusa.


Reportar erro