,

Entenda o ‘futebolês’, a linguagem do futebol

A língua varia no tempo e no espaço, sendo que as mudanças ocorrem pelos contextos culturais e históricos. Existem algumas terminologias técnicas ou dialetos, isto é, os jargões, que são comuns a uma atividade ou a grupos específicos, sejam estes profissionais ou socioculturais.

Neste contexto está inserido o futebolês, a linguagem do futebol, que ampliou o repertório linguístico brasileiro.

O que é o ‘futebolês’?

Denomina-se “futebolês” a terminologia utilizada por jogadores, técnicos, imprensa e torcedores. A dita “linguagem do futebol” se compôs pela influência de vários fatores, incluindo os diversos modos de jogar e a história do futebol em cada cultura. Não apenas no Brasil, mas também em outros países que possuem uma forte cultura do futebol, existem vocábulos para especificar as situações deste esporte, como uma regra, um xingamento ou uma jogada.

Devido à sua imensa popularidade no Brasil, o futebol proporcionou que a linguagem utilizada em seu meio extrapolasse os limites, levando, assim, inúmeras contribuições para a linguagem coloquial do português brasileiro. Desta maneira, as expressões comumente utilizadas no meio futebolístico passaram a fazer parte do vocabulário até mesmo das pessoas que não gostam do esporte.

Imagem de bola de futebol em rede

Foto: Depositphotos

Neologismos e expressões como “tirar o time de campo”, “marcar contra” e “a marcação está cerrada”, por exemplo, são compreendidas e utilizadas – inclusive em outros contextos que não são relacionados com o mundo do futebol – por todos os falantes do português no Brasil.

Desta forma, deu-se o surgimento de uma variante linguística a partir da globalização da prática de jogar futebol. A linguagem do futebol também é repleta de sentidos figurados, incluindo termos que remetem à guerra e ao erotismo.

Com exemplos retirados da linguagem futebolística, é possível observarmos a manifestação da riqueza cultural e linguística.

O ‘Dicionário de Futebolês’

O vocabulário presente no universo futebolístico é tão grande que estimulou um grupo de pesquisadores a catalogá-lo. O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens), da Universidade de São Paulo (USP), elaborou o Dicionário de Futebolês, que ensina o jargão do futebol em português e inglês, com a reunião de verbetes do século XX. A primeira parte do glossário é bilíngue (português-inglês), com fraseologias atuais; já a segunda, contém termos históricos e apresenta-se apenas em português.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo projeto, Sabrina Matuda e Tiago Rosa Machado, o objetivo deste projeto é facilitar a compreensão dos menos familiarizados com o futebol, auxiliando os torcedores, a imprensa, os acadêmicos e curiosos em geral.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.