Entenda o porquê das nuvens de chuva serem cinza

O acúmulo das nuvens espeças impede que os raios solares transpassem as camada. Isso resulta na cor acinzentada que é percebida da terra.


Você é uma daquelas pessoas que, em algum momento da vida, se perguntou o porquê das nuvens serem cinza? Se a resposta for sim, bem-vindo ao clube. Agora, chegou a hora de conhecer a resposta para essa pergunta, e incorporar mais essa descoberta nos seus estudos.

Antes de tudo, é importe começar a explicar como as nuvens se formam. O Planeta é envolvido por vários gases dispersos que constituem a atmosfera. A partir do calor que atinge a terra, as águas de rios, lagos e mares se evaporam. Esse processo resulta em ar quente, que, por ser mais leve, sobe até a atmosfera. As nuvens resultam da transformação do vapor em pequenas gotas de água.

Nesse processo, quando a temperatura é muito baixa, surgem os cristais de gelo. Uma curiosidade: se essa condensação ocorre próximo ao solo, é de onde se origina a neblina. Na maioria das vezes, as nuvens têm a cor branca devido a cor dos raios solares refletidas pelos cristais de gelo que formam as nuvens. O branco é resultado da mistura de todas as cores.

As nuvens cinza

As nuvens funcionam como uma barreira para que os raios solares não atinjam a superfície da terra. A partir do processo que dá origem a nuvem, quanto mais alto chegar o ar quente resultante da evaporação, mais cristais de gelo são formados. Sendo assim, apenas 20% do que é refletido pelas gotículas volta para a atmosfera e 3% são absorvidos. Os 77% restantes, chegam à Terra.

Entenda o porquê das nuvens de chuva serem cinza

Foto: Depositphotos

Em condições propícias a formação das nuvens, camadas e mais camadas são formadas de vapor d’água ou cristais de gelo. O acúmulo dessas nuvens, algumas podem chegar a 15 km, impede que os raios solares transpassem as camadas. Assim, a parte mais baixa dela, ou seja, a mais próxima a Terra, recebe pouca luz solar, fazendo com que ela fique escura, ou com a cor cinza.

Essa formação de nuvens é chamada de nimbostratus. Geralmente são nuvens baixas encontradas em altitudes que variam entre 600 e 3 mil metros. Pela grande concentração de água, elas provocam chuvas intensas. Depois, como estão mais leves e menos espessas, voltam a ficar brancas até desaparecerem.

Nem sempre as nuvens de cor cinza indicam chuva. Para produzir precipitação, é preciso que a nuvem esteja na camada mais inferior da atmosfera, também conhecida por troposfera. Já em outros casos, as gotas de chuvas podem evaporar antes mesmo de chegarem a terra, devido as altas temperaturas, como ocorre na região Nordeste do País.

Estágios de nuvem

Existem três estágios de nuvens, de acordo com o Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial: nuvens Altas, normalmente com bases acima de 6km de altura, com gelo e bem pesadas (sólidas); nuvens Médias, geralmente com bases de 2 a 6 km de altura, líquidas (constituídas por gotas de água) e mistas (água e cristais de gelo); e nuvens Baixas, com bases até 2 km de altura, líquidas.


Reportar erro