Entenda o que é a cultura da violência contra o idoso

A violência contra idoso existe e em um número grande de casos. Só em 2014 houve mais de 27 mil denúncias


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mais de 11% da população do Brasil é de idosos, totalizando quase 20 milhões de pessoas.

Projeções feitas pela mesma pesquisa mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos que crianças.

Por mais irreal que parece ser, a violência contra pessoas idosas existe e em um número grande de casos.

O Disque 100 divulgou que em 2014 houve mais de 27 mil denúncias de abusos contra pessoas da terceira idade.

Negligência: maior ato de violência contra o idoso

a-cultura-da-violencia-contra-o-idoso

Foto: Pixabay

Segundo o dicionário Aurélio violência é “estado daquilo que é violento; o ato de violar; abuso da força”. Mas engana-se quem pensa que essa ação se resume ao físico.

Segundo a mesma divulgação do Disque 100, 76,32% das denúncias são feitas contra negligência, seguindo por 54,41% contra a psicológica, 38,72% para abuso financeiro, 27,26% agressões físicas e 0,74% crimes sexuais.

A negligência acontece quando os familiares ou responsáveis pelo idoso se recusam a prestar cuidados mínimos para o desenvolvimento emocional, físico e social das pessoas da terceira idade (a partir dos 60 anos).

Ela pode acontecer quando há, por exemplo, descuido com a saúde e higiene do idoso, privação de medicamentos, solidão, abandono, ausência de proteção, entre vários outros.

O levantamento também mostrou que mais de 50% dos casos de violência são cometidos pelos próprios filhos da vítima e mais de 75% das agressões (físicas ou psicológicas) acontecem dentro da própria casa do idoso.

Como denunciar

Qualquer tipo de violência deve ser inquestionavelmente denunciada. A Secretaria de Direitos Humanos conta com o serviço do Disque 100, onde qualquer um pode ligar gratuitamente e de forma anônima.

Elas também podem ser feitas através do site http://www.disque100.gov.br.

Os cuidados com as pessoas mais velhas é uma preocupação com nosso próprio futuro. A violência contra o idoso é mais que um ato desumano; é um problema social, político e de saúde.


Reportar erro