Entenda: o que é Campo Elétrico e como aplicar

O campo elétrico funciona como um vetor. Ele por ser de aproximação ou de afastamento, dependendo do sinal que ele tiver


Já reparou que quando desligamos a tevê e nos aproximamos de sua tela, os cabelos ficam eriçados e são atraídos em sua direção? Isso ocorre, pois existe um campo elétrico que envolve o visor da televisão.

A essa atração dá-se o nome de efeitos elétricos, pois ocorre devido ao campo e possui um sentindo de aproximação, uma vez que os fios vão de encontro com a tela.

Caso não haja interação entre os elementos colocados em prova, é o sinal da ausência de um campo elétrico.

o-que-e-campo-eletrico-e-como-aplicar

foto: depositphotos

Campo elétrico como vetor

Como se trata de um estudo de direção e sentido, o campo elétrico funciona como um vetor. Esse, por sua vez, pode ter um sentindo de aproximação e em uma outra situação o de afastamento.

Desta forma dizemos que quando o campo elétrico é formado por uma carga positiva, ele terá a reação de distanciar. Já quando este é criado por uma carga negativa, ele responde se aproximando.

Com isso, fica evidente que o sentido do campo depende exclusivamente do sinal de sua carga elétrica.

O que é Campo Elétrico e como aplicar

Foto: reprodução internet

Situação proposta

Imagine uma carga Q. Ela sempre irá gerar um campo elétrico, mesmo que ele não possa ser visto. A presença desse espaço só é percebida quando colocamos próximo a nossa carga anterior, uma outra, a q.

Essa, por sua vez, recebe o nome de carga de prova e a relação entre ambas vai depender do sinal que elas possuem. Lembre-se, sinais opostos se atraem, enquanto que os iguais se repelam.

Em uma situação proposta, onde números são fornecidos, podemos calcular o valor do campo elétrico. Levando em consideração a seguinte fórmula:

O que é Campo Elétrico e como aplicar

Foto: reprodução internet

Assim temos: E que representa o valor do campo elétrico, e ela é dada por N/C (Newton por Coulomb), que seria F equivalente a força elétrica, em Newtons (N) atuando sobre a carga de prova q, medida em Coulomb (C).

Em uma questão, essas letras seriam substituídas por números e o cálculo poderia ser feito sem maiores problemas, obtendo o resultado final.

Já em outra situação temos a seguinte fórmula:

O que é Campo Elétrico e como aplicar

Nesse cálculo temos q2  como o valor da carga de prova que gera o campo elétrico,é a distância entre Q e q, e K é a constante elétrica do meio, representada em todas as questões como 9,0 . 109 unidades do SI.


Reportar erro