Entenda o que é ciberespaço e como surgiu a expressão

Muitas pessoas interligam “ciberespaço” à internet, mas o termo surgiu bem antes dela, em 1984


Muitas pessoas interligam “ciberespaço” à internet, mas o termo surgiu bem antes dela. Foi em 1984, quando William Gibson criou a expressão.

O escritor américo-canadense de ficção especulativa e um dos percursores da Teoria da Comunicação, utilizou o termo ciberespaço em seu livro Neuromancer para se referir a um espaço virtual que era composto por cada computador e usuário conectado em uma rede mundial.

Segundo William Gibson, ciberespaço é o conjunto de rede de computadores na quais todo o tipo de informação é circulada.

Gibson define ciberespaço como um espaço existente no mundo da comunicação. Nesse meio, para que se possa construir uma fonte de relacionamento, não é necessária a presença física de um humano.

Entenda o que é ciberespaço e como surgiu a expressão

Foto: depositphotos

A ênfase do ciberespaço é o ato da imaginação. Ela se faz necessária para uma imagem anônima, que terá identificação com os demais, possa ser criada.

O ciberespaço consegue relacionar os indivíduos criando redes que estão cada vez mais conectadas a um grande número de pontos, o que torna as fontes de informações cada vez mais acessíveis. Ela não só inclui sujeitos, como também instituições que se interconectam e se interligam com pessoas, máquinas e documentos.

O ciberespaço não se resume apenas a quem se conecta via internet. Ele é um ambiente onde ocorre a interação dos humanos com as tecnologias, ou seja: celulares, pagers, walk talk, entre tantos outros.

O surgimento do ciberespaço transformou a vida social e profissional de diversas pessoas. Desde a criação de verdadeiras empresas que não precisam mais de nenhum espaço físico para funcionar, apenas da interação tecnológica à uma sociedade que tem como principal forma de relacionamento o “não-presencial”.


Reportar erro