Entenda o que foi o ‘Bug do Milênio’

Após o ano 99, teria a chegada do 00, mas temia-se que os computadores poderiam entender como a chegada de 1900 ou ainda 19100 ao invés de 2000


Antes da chegada do ano 2000, pairava no ar um considerável temor, medo, de que na virada de 1999 para o ano seguinte os computadores, à época, não captassem a mudança e acabasse por provocar uma completa pane nos serviços e sistemas no globo terrestre.

Tal temor surgiu motivado pelo fato de que desde a década de 60 que os calendários internos dessas máquinas eram com somente dois dígitos. Após o ano 99, teria a chegada do 00, mas temia-se que os computadores poderiam entender como a chegada de 1900 ou ainda 19100 ao invés de 2000. O que representou um medo um tanto sem fundamento, haja vista que muitas das máquinas desse período já tinham datas com quatro dígitos.

Entenda o que foi o 'Bug do Milênio'

Foto: Reprodução/ internet

Mas ainda assim foram gastos aproximadamente 300 bilhões de dólares em medidas preventivas em todo o mundo contra o possível “Bug do Milênio”, que acabou causando, na prática, pouquíssimos efeitos dos que estavam se temendo ocorrer. Houve apenas algumas falhas em terminais de ônibus na Austrália, alguns sites pelo Planeta exibiram a data “1/1/19100, entre outras pequenas ocorrências.

Veja a seguir alguns dos transtornos que a população temia que ocorresse à época:

Colapso nos aeroportos e usinas nucleares

Muito se temia que os sistemas das usinas de energia nuclear e dos aeroportos entrassem em colapso, causando vazamentos de substância radioativa e quedas de aeronaves.

Completa insegurança

Temia-se bastante também que os saques, roubos e a insegurança de um modo geral aumentassem, uma vez que cofres e cadeados dos mais avançados eram dependentes dos computadores e poderiam ficar falhos.

Perda das finanças

Muitas pessoas tiveram o medo de que os sistemas dos bancos entrariam em colapso e perderiam as informações financeiras dos clientes, causando a perda de todo dinheiro que cada indivíduo tinha em contas bancárias.

Sem água e luz

O pânico era grande com relação ao temor de que os sistemas computadorizados das redes de água e luz parassem de funcionar e o Planeta virasse um caos sem água e energia elétrica.


Reportar erro