Entenda o significado da bandeira do Paraguai

As cores da bandeira do Paraguai fazem referência as cores do uniforme dos soldados que defenderam o Rio da Prata contra as invasões inglesas, em 1806


A República do Paraguai foi proclamada no dia 14 de maio de 1811, data em que o país se desvinculou politicamente da Espanha. O nome Paraguay, de origem guarani,  significa “mar imenso”, e foi escolhido para homenagear o rio Paraguai.

Atualmente, existem mais de 6 milhões de habitantes com a nacionalidade paraguaia, uma população três vezes menor que a de São Paulo. Economicamente falando, o artesanato é um dos pontos mais fortes do comércio paraguaio.

Já com relação as línguas, os paraguaios possuem duas oficiais, o guarani e o espanhol. Porém, utiliza-se com mais frequência o guarani. O povo desta nação é diversificado, tendo em vista que a população local é o resultado do cruzamento de europeus e tribos pré-colombianas.

Entenda o significado da bandeira do Paraguai

Foto: depositphotos

A junção dos povos e a luta por independência resultou na elaboração de uma bandeira com as cores e os desenhos que representam bem os ideais do Paraguai.

O significado das cores

De acordo com alguns relatos dentro da história, as cores da bandeira do Paraguai fazem referência as cores do uniforme dos soldados que defenderam o Rio da Prata contra as invasões inglesas, em 1806.

Contudo, não é preciso passar muito tempo observando para se dar conta de que elas são as mesmas cores da bandeira da França, só que em disposições diferentes. Sendo assim, os paraguaios se inspiraram na bandeira francesa na elaboração do símbolo de maior representatividade do Paraguai. As cores são:

  • Vermelho: Na parte de cima da bandeira tem-se uma faixa horizontal de cor vermelha simbolizando coragem, igualdade, patriotismo, coragem e heroísmo;
  • Branco: Com o mesmo tamanho da faixa vermelha, só que no meio da bandeira, tem-se a cor branca. Esta listra representa a paz, união, firmeza e pureza;
  • Azul: A última faixa é azul, que também possui o mesmo tamanho que as demais. Neste caso, é uma referência ao conhecimento, liberdade, verdade e tranquilidade do povo paraguaio.

Brasão da bandeira do Paraguai

O maior símbolo da nação paraguaia possui frente e verso diferente um do outro. As cores são as mesmas, porém o desenho central são divergentes. Enquanto o desenho da frente possui uma estrela representando o dia 14 de maio de 1811, o leão do símbolo avesso da bandeira é uma referência a defesa da liberdade nacional.


Reportar erro