Entenda o significado da bandeira do Suriname

Suriname é um país foi formado por diversos grupos étnicos e essa história é representada na bandeira do país desde os primeiros desenhos dela


Suriname é um país localizado na América do Sul com uma população um pouco superior a meio milhão de habitantes.

O país foi formado por diversos grupos étnicos e essa história é representada na bandeira do país desde os primeiros desenhos dela.

A bandeira da Suriname foi adotada em 25 de novembro de 1975, no dia da independência do país. Antes disso, ela era desenhada com um fundo branco e cinco estrelas coloridas com uma elipse interligando-as.

A antiga bandeira representava a relação harmoniosa dos grupos étnicos que formam a população do país: os ameríndios, europeus, africanos, javaneses, hindus e chineses.

entenda-o-significado-da-bandeira-do-suriname

Foto: Pixabay

Simbolismo da bandeira

A bandeira nacional da Suriname se caracteriza por possuir faixas na horizontal nas cores: verde, branco, vermelho (um pouco mais larga que as demais), branco, verde e uma estrela dourada no centro.

As cores verdes significam a esperança e riqueza; o branco: justiça e liberdade; o vermelho: amor e progresso e a estrela a união dos grupos étnicos, o sacrifício e altruísmo.

O brasão das armas não está presente na bandeira, mas significa muito para o país. Nele está escrito o lema “Justitia – Pietas – Fides”, que significa “Justiça – Piedade – Lealdade).

No brasão há o desenho de dois nativos que estão ao lado do escudo. A parte do escudo que tem um navio, simboliza o passado, quando os escravos foram raptados para fora da África.

A outra parte do desenho do brasão é de uma palmeira. Ela remete ao presente, simbolizando a pessoa justa. Entre esses duas metades há um diamante. As pontas dele mostram as quatro direções do vento.

Dentro do diamante tem o desenho de uma estrela. Cada ponta da estrela remete a um continente a partir do qual os habitantes de Suriname migraram. Ou seja, a África, Oceania, Ásia e Europa.


Reportar erro