Culinária curiosa: Entenda o significado da expressão ‘Al Dente’

Para se chegar ao ponto ‘al dente’ o tempo de cozimento deve ser inferior, ou seja, a cocção reduzida


Certamente você já ouviu a expressão ‘al dente’ referindo-se a massas. À primeira vista, parece um pouco estranho, mas realmente ela tem ligação com os dentes. Entenda os motivos.

Quando uma massa é al dente significa que ela não foi cozida demais, deixando-a ao ponto de ser mordida, sem se derreter facilmente. Originalmente, essa massa é feita com uma espécie de grano mais duro (espécie diferente de trigo) que, consequentemente, tem mais glúten.

Os especialistas recomendam que para se chegar a uma verdadeira massa ‘al dente’ é preciso misturar o grano duro com uma farinha mais refinada.

Para se chegar ao ponto ‘al dente’ o tempo de cozimento deve ser inferior, ou seja, a cocção reduzida. Isso é bem diferente do que acontecia na idade média, quando as massas eram cozidas durante muito tempo e ficavam com textura amolecida.

Como preparar uma massa ‘al dente’

Entenda o significado da expressão 'Al Dente'

Foto: depositphotos

Antes de saber como preparar uma massa ‘al dente’, observe as instruções da embalagem, pois cada tipo e formato da massa vai influenciar no tempo de cozimento.

Uma dica importante é saber que, enquanto a massa estiver quente, ela continua cozinhando, mesmo depois do fogo desligado e da água escorrida. Portanto, não ultrapasse o tempo entre 8 a 11 minutos. E lembre-se: a melhor forma de saber se ela está al dente é provando.

A quantidade ideal para cada pessoa é aproximadamente 80g de massa crua. Uma dúvida comum é a quantidade de água para o cozimento, e o indicado é que para cada 100g seja utilizado um litro de água.

Outra dica importante é que o azeite ou sal deve ser colocado somente quando a água estiver fervendo, logo depois de colocada a massa, que deve ser mexida com cuidado para não partir.

Lembre-se de não tapar a panela durante o cozimento e mantenha a fogo forte durante todo o processo. Depois de escorrer não coloque água fria por cima e também não espere esfriar. O ideal é servi-la assim que sair do fogo.

Se o seu foco é servir uma massa bem preparada, al dente, não exagere no molho, pois o objetivo dele é apenas dar um charme ao prato principal, que deve ser a massa. O queijo ralado está liberado, desde que combine com o sabor do molho que não pode ser à base de peixe ou frutos do mar.

Procure conciliar a bebida com o prato para não sobrepor um ao outro e não exagere nas outras opções à mesa para que a sua massa seja a principal atração.


Informar erro